Neuralgia do Trigêmeo

                A neuralgia do trigêmeo é uma afecção dolorosa da face com padrões definidos. Geralmente tem inicio após os 50 anos (3/4 dos casos) e a prevalência é maior nas mulheres do que nos homens na proporção de 3:2.
                A dor limitada se a região do trajeto do nervo trigêmeo, podendo ser generalizada quando for muito intensa.  Geralmente inicia se em um ponto e depois irradia para outras regiões seguindo o trajeto do nervo. A dor pode aparecer de forma espontânea, mas muitas vezes pode ser desencadeada pelo simples fato de mastigar, falar ou até um golpe de ar. O toque em determinadas áreas da face (ao redor do nariz e lábios) chamada zona gatilho, também pode deflagrar a crise dolorosa.
                A dor geralmente se apresenta em pontadas, facadas, agulhadas, choques, pulsação e queimação.


    Após a crise existe um período, no qual, mesmo com o estimulo da zona gatilho, o processo doloroso não é desencadeado. A duração deste período dependerá da intensidade da dor que a precedeu.
    As crises se alternam com fase de remissão. As primeiras crises geralmente são rápidas, seguido por um longo período de remissão. Com a evolução da neuralgia as crises vão ficando mais freqüentes e os períodos de remissão mais curtos. A intensidade e a freqüência são variáveis.

Fisiopatologia

                A neuralgia do trigêmeo não tem um único fator etiológico definido, mas acredita se que uma das grandes causas é a compressão do nervo trigêmeo em um ou mais ramos. A compressão pode ocorrer por diversos fatores, e é relacionada, principalmente, a seqüelas traumáticas ou processos degenerativos fisiológicos associados à compressão vascular.
                A neuralgia do trigêmeo pode ainda estar relacionada à cirurgias, traumatismo faciais, fraturas nas regiões de inervação pelo nervo trigêmeo, principalmente a região maxilar. 

Diagnóstico
              
                O diagnostico é clinico baseado na sintomatologia e historia do paciente.

Tratamento

                Deve se primeiro optar por métodos não invasivos. Os medicamentos anticonvulsivantes a base de carbamazepina, difenilhidantoína ou mesmo narcóticos são receitados por médicos.
                Na fisioterapia, a abordagem mais eficaz é com a  osteopatia, pois as causas da neuralgia do trigêmeo, muitas vezes estão relacionadas com a perda de mobilidade dos ossos do crânio, alterando a neurofisiologia normal da região afetada, levando o aparecimento da sintomatologia dolorosa.

Imagem Ilustrativa: http://neurocirurgiao.net.br/wp-content/uploads/2013/08/trigemioramos.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário