Dor Visceral

                A dor é o sintoma mais comum quando uma pessoa me procura para fazer um atendimento. As dores podem ser em qualquer parte do corpo (coluna, ombros, costelas, etc.). Na entrevista com o paciente vou avaliando as características da dor (tipo de dor, qualidade da dor, localização, intensidade, duração, fatores que aliviam e agravam as dores, etc.), assim vou compreendendo melhor o tipo de dor; se as dores são musculares, neurais, articulares ou até viscerais (estomago, fígado, intestino, etc.).
                Viscerais? Como assim? Muitas pessoas com dores que apareceram do nada, sem causa aparente, sem traumas, sem quedas, sem esforço, podem ter dores pelo corpo sendo que a causa do problema não é a região dolorosa e sim alguma víscera.  Por exemplo, pessoas que realizaram cirurgias de estômago e após a cirurgia desenvolveram dores em ombro esquerdo. Não necessariamente precisaria ser uma cirurgia, mas poderia ser qualquer outro problema estomacal (dores; ma digestão; e às vezes não ter nenhum sintoma aparente, mas que por algum motivo sua função esteja prejudicada). Essa disfunção do estômago poderia levar a uma dor em ombro esquerdo.
                Mas como isso acontece? Isso pode acontecer por 3 hipóteses: desenvolvimento embriológico, inervação multissegmentar e pressão direta em vias compartilhadas.
                Na hipótese do desenvolvimento embriológico, a dor é irradiada para a região onde estava localizado a víscera durante nosso desenvolvimento fetal (ainda na barriga da mãe). Isso acontece pelo fato da víscera e a sua localização durante o desenvolvimento fetal serem feito do mesmo tipo de tecido. Então uma dor de estomago pode gerar dores em outras partes do corpo que tem o mesmo tipo de tecido que o estomago.
                Na inervação multissegmentar, a dor visceral é irradiada pelo nervo que inerva a víscera. Como assim? Um nervo não inerva somente uma víscera, ele também inerva pele, músculo, osso, além da víscera. Então quando uma víscera esta ‘doente’, ela vai mandar informações (dolorosas) para o cérebro por meio dos nervos, e como esses nervos não inervam apenas a víscera então as outras áreas que esse nervo inerva também podem receber essa informação dolorosa. Fazendo com que as pessoas sintam dor, na região que o nervo da víscera inerva.
                Na pressão direta em vias compartilhadas podem ocorrer dores pela pressão da víscera em estruturas vizinhas. Por exemplo, o estomago comprime o diafragma que é inervado pelo nervo frênico que sai da coluna cervical nível de C4 – C5. Portanto a região que esse nível inerva poderá ser afetado (região de ombros – trapézio).


                                           Áreas referidas das dores Víscerais

                Com isso não adianta nada tentar tratar a região dolorosa sem tratar a víscera. E como isso é feito? Com técnicas manuais eu melhoraria a mobilidade fisiológica, a vascularização e sua inervação. Assim a víscera teria uma boa função, eliminando as causas das dores.

2 comentários:

  1. Dr. Timothy
    Estou com esse tipo de dor, devido pós cirurgia histerectomia.
    Gostaria de saber qual tratamento para Dor Viceral?

    aguardo resposta

    Cardoso


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, o tratamento é a Osteopatia. Sugiro procurar um Osteopata formado pela Escola de Osteopatia de Madrid. Att. Dr. Timothy

      Excluir