Espaço Saúde



As pessoas sempre desejam ter saúde, bem estar e qualidade de vida.
  • Saúde (definição): Bom estado do organismo, cujas funções fisiológicas se vão fazendo regularmente e sem estorvos de qualquer espécie; qualidade do que é sadio ou são; bem estar físico, econômico, psíquico e social. (Dicionário Michaelis) 
  • Bem estar (definição): Situação agradável do corpo ou do espírito; haveres suficientes para a comodidade da vida. (Dicionário Michaelis) 
  • Qualidade de vida: método utilizado para medir as condições de vida de um ser humano. Envolve o bem estar físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, poder de compra e outras circunstâncias da vida. (wikipédia)
         Como vimos, estes 3 desejos estão inter-relacionados. Sem saúde, o bem estar e a qualidade de vida são afetados.
          O meu objetivo para adquirir ou manter esses 3 desejos é atuar na saúde utilizando conhecimentos e recursos próprios, utilizando-os com base nas condições psico-físico-social. Promovendo, aperfeiçoando ou adaptando o individuo a melhor da qualidade de vida.
          O objetivo deste processo terapêutico é preservar, manter (forma preventiva), desenvolver ou restaurar (reabilitar) a integridade de órgãos, sistema e função.
          Inicialmente é feita uma avaliação geral do paciente para a elaboração de um plano de tratamento. Observando as necessidades de cada pessoa, elegendo as técnicas mais eficazes para cada caso. O tratamento geralmente é curto devido aos bons resultados obtidos.
          O atendimento é indicado para pessoas com:
  • Dores na Coluna (cervicalgias, dorsalgias, lombalgias, ciatalgias, hérnia de disco, problemas posturais, pré e pós operatório, torcicolo, etc.) 
  • Dores em ombro, cotovelo, punho, mão, quadril, joelho, tornozelo e pé (bursite, síndrome do impacto, tendinites, entorses, traumas, artrite, artrose, pré e pós-operatório, cicatrizes, etc.) 
  • Musculares (contratura, distensão, fibromialgia, etc.) 
  • Dor de cabeça, enxaqueca, tontura, vertigem, labirintite, etc. 
  • Problemas viscerais (gastrite, úlcera, intestino ‘preso’, problemas ginecológicos, urinários, retenção de líquidos, etc.) 
  • Ansiedade, depressão, síndrome do pânico, insônia, etc. 
          Em média os atendimentos são realizados 1 vez por semana. Geralmente esse período já é o suficiente para ter uma boa resolução dos sintomas.
          O tratamento terá como carro chefe a Osteopatia, devido a sua grande eficácia nos resultados obtidos. Outras técnicas como a Acupuntura, AuriculoterapiaHidroterapia, Miofibrólise Percutânea, Nova Medicina Germânica, Podoposturologia, Palmilha, Reabilitação VestibularRPG e  Shiatsu poderão ser introduzidos no tratamento quando forem bem indicados.