Acupuntura

        A acupuntura é uma entre as diversas modalidades de métodos que compõem a Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Teve seu início na chamada Nova Idade da Pedra (10.000 a 3.000 a.C.), onde pedras redondas aquecidas eram comprimidas a pontos do corpo. Foram encontradas em escavações na Mongólia e Hunan agulhas feitas de espinhas de peixe e lascas de bambu. Hoje as agulhas são feitas de metais de vários formatos e tamanhos.
        A palavra acupuntura atribuiu se a um jesuíta europeu que adaptou os termos chineses juntando as palavras latinas Acum (agulha) e punctum (picada ou punção).
         Com os avanços nos conhecimentos atuais em neurofisiologia podemos definir a acupuntura como um Método de Estimulação Neural Periférica, cujos objetivos terapêuticos são definidos como promoção de analgesia, recuperação motora, normalização das funções orgânicas, modulação da imunidade, das funções endócrinas, autonômicas e mentais, e ativação de processos regenerativos. A estimulação neural periférica exerce um efeito de re-aprendizagem fisiológica, treinando o organismo a continuar os efeitos, mantendo os por um prazo maior.
        Dentre as patologias osteo-musculares, a acupuntura apresenta grandes benefícios nas tendinites, fibromialgia, lombalgias, bursites, hérnia de disco, além de dores musculares.
      Existem bons resultados no tratamento de enxaqueca, ansiedade, depressão, insônia, irritabilidade, TPM, obesidade, gastrite, constipação, tonturas, zumbidos além de outras doenças. 


Auriculoterapia Tradicional Chinesa

Auriculoterapia é uma técnica de diagnóstico e tratamento baseada no pavilhão auricular. Aurículo (orelha) + terapia (tratamento), ou seja, um tratamento através da orelha. O principio dessa técnica é fundamentada nos microssistemas existentes no corpo.
O microssistema do pavilhão auricular é o relfexo entre determinadas regiões do corpo, órgãos e funções com a orelha. Sendo assim, quando temos um problema no pulmão, uma região especifica da orelha será afetada. Essas alterações na orelha podem ser desde uma simples descamação, como o aparecimento de pintas. Assim, um estimulo nesta região auricular também refletirá no órgão, com isso podemos tratar o órgão, neste caso o pulmão, estimulando a orelha.  


Acupuntura e o Ato Médico: