Perguntas e Dúvidas

Esta área é destinada as pessoas que gostariam de saber mais sobre os tratamentos e/ou as patologias. Também serão aceito sugestões e críticas para a melhora da relação Terapeuta / Paciente. Não esqueça de se identificar.

Grato,
Dr. Timothy Hasegawa

46 comentários:

  1. GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA EVITAR CÃIMBRAS, PRINCIPALMENTE DE MADRUGADA? OBRIGADA ERIKA - SÃO PAULO/SP

    ResponderExcluir
  2. As cãimbras geralmente aparecem por déficit de Potássio ou por déficit vascular. O Potássio pode ser adquirido por ingesta de alimentos ricos em Potássio como a banana. O déficit vascular pode ser ocasionado por diversos fatores. Pode ser problemas vasculares (diminuição do retorno venoso, trombose, etc.) ou compressão de artérias que irrigam a região comprometida, dificultando a chegada do Potássio a musculatura envolvida(exemplo: contração ou encurtamento de um músculo que acaba comprimindo o vaso que passa próximo a ele; ou até mesmo um golpe de ar frio, ja que de madrugada a tendência é cair a temperatura ambiente e o frio faz com que o músculo fique contraido. O sintoma pode melhorar, fazendo ingesta de Potássio adequadamente e alongamentos das musculaturas envolvidas. Mas a causa do problema deve ser melhor investigado, evitando comprometimentos mais sério. Procure um médico.
    Atenciosamente,
    Dr. Timothy Hasegawa

    ResponderExcluir
  3. Conheça um pouco mais sobre Osteopatia. Programa Hoje em dia (Rede Record), entrevista com o Osteopata Rogério Queiroz. Acesse: http://noticias.r7.com/videos/osteopatia-apresenta-tecnicas-para-tratar-a-causa-de-diversarsas-dores/idmedia/4e00ea07b51a4b961b360bb4.html

    ResponderExcluir
  4. REABILITAÇÃO VESTIBULAR:
    Saiba mais sobre a labirintite e assista a entrevista com o Dr. Rodrigo Brandão Braga. Acesse: http://www.youtube.com/watch?v=WxHe7uviK-w&feature=related
    Veja também a reportagem do Paraná TV (Rede Globo) sobre o tratamento não medicamentoso. Acesse: http://www.youtube.com/watch?v=oiHVI6zU06g&feature=related

    ResponderExcluir
  5. Olá Doutor! Quero se é normal a mulher sentir câimbra nas pernas antes da mestruação ou se isso pode ser sinal de algum problema circulatório.

    ResponderExcluir
  6. As câimbras podem ser causadas por um déficit circulatório. No período pré menstrual, há um aumento do fluxo sanguíneo na região do útero, levando a uma estase (diminuição) sanguínea em outras regiões do corpo, no seu caso as pernas. Outras sintomas do período pré menstrual, como retenção de líquidos principalmente na região das pernas também podem levar a uma diminuição da circulação na região, devido a dificuldade do sangue circular na região edemaciada. Com isso o aparecimento de câimbras no período menstrual pode ser comum. Mesmo assim, é bom consultar um médico, para maiores esclarecimentos.
    Atenciosamente,
    Dr. Timothy Hasegawa

    ResponderExcluir
  7. As cicatrizes mais novas causam mais dores do que as cicatrizes já existentes pelo fato de já haver cicatriz? Ou é indiferente?

    ResponderExcluir
  8. Não existe uma ligação direta entre cicatrizes antigas e novas. A cicatriz recente poderia causar a mesma dor se a pessoa tivesse ou não uma cicatriz antiga (regiões diferentes). Agora se a cicatriz recente se localiza por cima da cicatriz antiga, a região poderá ter um excesso de tecido cicatricial (fibrose) gerado pelos 2 processos cicatriciais (antiga e a recente). Essa fibrose poderá formar nódulos e aderências, responsáveis pela dor na região. Mas existem cicatrizes em cima de cicatrizes que não produzem dor e até cicatrizes únicas que produzem dores severas. Então as cicatrizes precisam ser avaliadas individualmente. A princípio o que se deve avaliar na cicatriz é a localização, formação de aderências, nódulos e quelóides, tempo da cicatriz e se a cicatriz esta envolvida em dores pelo corpo (outras regiões do corpo). Espero ter respondido a dúvida, caso contrário, estou à disposição para tais esclarecimentos. Não esqueçam de se identificar para facilitar a comunicação.
    Grato, Dr. Timothy Hasegawa

    ResponderExcluir
  9. Dr. meu nome é Rebeka,sofri um acidente e machuquei a coluna,faz 15 dias,quantos dias posso iniciar hidoginastica e massagem? Tive também alguns cortes pelo corpo.

    ResponderExcluir
  10. Olá Rebeka, existem alguns detalhes que precisamos levar em consideração. Sofreu acidente como? (escorregou, caiu da escada, acidente de moto, acidente de carro, etc.); Machucou como? (tem fraturas, hérnia de disco, a coluna ‘travou’, etc.). Sugiro uma avaliação médica para diagnóstico e exclusão de problemas ‘graves’. Quanto ao tratamento da coluna na piscina, após avaliação médica, sugiro iniciar o tratamento com hidroterapia antes da hidroginástica. Pois a hidroterapia é um tratamento individual, em que o fisioterapeuta foca a terapia nas necessidades de cada paciente. Após a evolução do quadro clinico, recomendaria a hidroginástica.Quanto aos cortes pelo corpo, não seria um empecilho para iniciar o tratamento em piscina, só esperar os cortes cicatrizarem e já estaria liberada para iniciar o tratamento. A massagem deve ser realizada por um profissional habilitado (preferencialmente um fisioterapeuta), pois dependendo do diagnóstico, uma massagem feita de qualquer jeito pode ter graves conseqüências. Espero ter ajudado um pouco. Mas continuo a disposição para melhor orientá-la quanto ao seu caso.

    Atenciosamente,

    Dr. Timothy Hasegawa

    ResponderExcluir
  11. Eu sofri um acidente de carro, meu namorado veio a óbito. Tive um TRM, duas fraturas na T 1 e L1 provocando uma invasão no canal medular e atingindo a medula espinhal por compressão. Tive cortes na barriga, mas ainda sinto muitas dores na cabeça a nas costas. Tive uma infecção na coluna, ainda estou tomando antibióticos e anti inflamatório muito forte. Você faz todos esses tratamentos que indicou? Até porque não sou daqui, mas devido o acidente ter sido em Franca vou fazer todo o tratamento em São Paulo. Já tratou de alguém ou conheceu um caso parecido? Teve melhoras? Obrigada. Boa tarde.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Rebeka, como eu imaginava o seu caso parece não ser tão simples assim. Fraturas na coluna é um caso delicado. Eu precisaria ver as Radiografias, Ressonância Magnética, algum exame de imagem pra melhor orientar o seu tratamento. A princípio não indicaria nem hidroginástica e nem massagem. A hidroterapia ainda seria um dos meus tratamentos de escolha combinado com algumas técnicas manuais para alivio das dores. Realizo as técnicas indicadas e todas as técnicas descritas neste blog. Já tive pacientes com casos parecidos e tiveram uma evolução muito boa. Mas cada caso é um caso. Cada corpo reage de uma forma aos estímulos que aplicamos. Gostaria que me deixasse o seu email ou entrasse em contato com o meu email dr.timothyhasegawa@gmail.com pois tenho uma serie de perguntas a fazer sobre o seu caso.

    Atenciosamente,

    Dr. Timothy Hasegawa

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de saber qual o melhor tratamento para dores musculares?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  14. Falar em tratamento para dores musculares é muito vago. Pois existem varias causas para essas dores. A dor muscular pode ser por uma contratura, um estiramento, um problema de coluna, um trauma, uma dor reflexa de uma víscera (estômago, fígado, rim, etc.). Ou seja, uma dor muscular pode ter diversos tipos de origens e pra cada origem existe um tratamento adequado. Por exemplo, uma dor muscular reflexo de um problema visceral, os tratamentos mais adequados seriam aqueles que tratariam as vísceras como a acupuntura, osteopatia, manipulações de fascias, etc. Porque se a causa não for eliminada, as dores irão voltar. Agora se for de origem vertebral, os tratamentos mais adequados seriam os que trabalhariam a coluna. E assim vai. Então existem tratamentos para dores musculares que vão desde alongamentos e compressa quente, passando por fisioterapia convencional (TENS, Ultrassom, Laser, etc.) até técnicas como Miofibrólise Percutânea ou Crochetagem, Acupuntura e Osteopatia. Resumindo, as dores musculares podem ter diversas origens e cada origem existe um tratamento adequado. Por isso uma avaliação criteriosa sobre a origem da dor muscular é fundamental para um tratamento adequado.

    Atenciosamente,

    Dr. Timothy Hasegawa

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde Dr. Timothy,meu nome é Fernanda estou pesquisando e encontrei sua pagina e gostaria de saber pq sinto tanta dor nas costas, trabalho muito sentada, tenho postura, mas de um tempo para cá estou inchando e tendo dor nas costas,fui ao médico ele pediu para procurar um fisioterapeuta. O que faço?
    Obrigada;

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde Fernanda.
    Desculpa a demora pra responder. Fazia muito tempo que eu não entrava no blog. Mas vou voltar a atualiza lo. Bom, respondendo a sua pergunta as dores nas costas podem ser por vários motivos. Só fazendo uma avaliação minuciosa posso te dar um diagnóstico. Pode ser por problemas a nível de coluna, mas também pode ser problemas viscerais, já que você também esta inchando. Sugiro que você procure por um osteopata. Posso até te indicar algum. Aguardo noticias,
    Dr. Timothy Hasegawa

    ResponderExcluir
  17. Bom dia!
    Fui diagnosticada há três meses com coxiartrose no quadril esquerdo, com indicação cirúrgica, porém, optamos aguardar, e estou tentando conviver com a dor, mas confesso que é bem complicado.
    Foi indicado a fisioterapia, mas o tratamento foi paliativo e direcionado mais ao joelho esquerdo, pois para o quadril me disseram que nada ou muito pouco tem o que ser feito.
    Gostaria de saber se há possibilidade de um tratamento alternativo, já que não me encontro preparada emocionalmente no momento para a cirurgia.
    Aguardo um retorno.
    Elida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elida, eu só consigo te responder após te avaliar. Não sei quais são suas limitações, o que consegue ou não consegue fazer, preciso ver os exames de imagem. Para poder te orientar melhor.

      Att. Dr. Timothy Hasegawa

      Excluir
  18. antonio perguntou 17 min atrás -
    1 semana restantes para responder

    fiz uma tomografia e o resultado foi esses... abaulamento discal difuso em l3-l4 retificando a face ventral do saco dural sem evidencias definitivas de comprometimento radicular.abaulamento discal difuso l4-l5 com componente assimetrico postero-central determinando compressao na face ventral do saco dural,e estendendo-se para as porçoes mais inferiores dos forames de conjugaçao.sem evidencias definitivas de comprometimento radicular.barra disco osteofitaria posterior em l5-s1 tocando a face ventral do saco dural.sem evidencias definitivas de comprometimento radicular.depois que fiz essa tomografia,passei em 4 medicos,e dois deles mim disseram que o meu problema e complicado,pois tenho hernias de disco.o terceiro disse que tenho apenas o começo de hernia,ou seja,esta abaulamento e o inicio de uma hernia discal.ja o quarto,ultimo que passei,disse que nao tenho nada.agora nao sei em quem acreditar,pois a 17 anos tive minha primeira crise na coluna,fiquei duas semanas travado em cima da cama.depois disso,venho tendo 2 a 3 crises por ano.mais no começo de 2013,começou e nao parou mais de doer. locais onde sinto dor: na regiao lombar com fisgadas dentro da nadega esquerda,porem estou começando a sentir as mesmas fisgadas na nadega direita.fisgadas do lado direito da coxa esquerda.dores atraz do joelho,e na patela do joelho.dor e fisgada na pantorrilha.dor na planta e fisgadas na planta do pe esquerdo,e dor nos dedos do pe esquerdo.nao consigo ficar mais que duas horas em pe,que começa uma dor queimando na coluna e perna esquerda.tambem nao consigo ficar muito tempo sentado,começa doer a coluna e nadega.tenho a imprenssao que perdi a força das pernas,tenho a sensação que estao amarradas com um elastico invisivel.tenho dificuldade para levantar da cama,cadeira ou sofa.estou confuso e preocupado,pois cada medico fala uma coisa. O QUE EU TENHO REALMENTE? PORQUE SINTO TANTAS DORES NA NADEGA, PERNA, PES E DEDOS? PORQUE SINTO TANTA FRAQUEZA NAS PERNAS? SE AINDA NAO FOR HERNIA MESMO, EM QUANTO TEMPO UM ABAULAMENTO EVOLUI PARA HERNIA DISCAL? OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Antonio.
      Pelo resultado da tomografia, voce tem um sofrimento discal. Independente se for hernia de disco ou apenas um abaulamento. Abaulamento é o inicio do processo para virar uma hernia de disco se nao for tratado. As dores que voce sente possivelmente são reflexos desse comprometimento discal que esta comprimindo os nervos que saem da coluna. A fraqueza e/ou perda de força tambem. Não tem como saber em quanto tempo demora pra evoluir de um abaulamento para uma hernia de disco. Depende de diversos fatores e um deles é a sua postura e os movimentos que voce faz. Sentar em posição errada, ou abaixar de forma errada. As vezes ela nunca vai evoluir. pode ser que demore pra evoluir e tambem pode ser que em apenas um movimento errado ja seja o suficiente pra virar uma hernia de disco. Procure um Fisioterapeuta / Osteopata especializado, e ele sabera como te orientar melhor quanto aos erros posturais ou de movimento.

      Excluir
  19. Dr ,
    Fiz cirurgia tornozelo há 5 meses devido fratura bimaleolar e colocado placa com 4 parafusos. Ja estou pisando , mas conforme dou os passos sinto a cicatriz repuxar , dificultando meu caminhar. Quando apalpo logo abaixo da cicatriz , sinto como se fosse um cordao endurecido abaixo da pele , que também sinto repuxar . O que fazer?

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  21. Dr. Minha mulher após 5 anos da cirurgia de cesariana sente dores fortes e também percebi inchaço no local, qualquer esforço que ela faz sente bastante dores, O que podeira ser e o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil ter certeza sem avaliar, mas provavelmente pode ser pela cicatriz, pode ser de útero, ovário. Só uma avaliação mais completa poderia afirmar o que seria. Sugiro procurar um osteopata para melhor avalia la. Att. Timothy

      Excluir
  22. Dr.Timothy eu fiz uma cirurgia de hernia de disco no qual colocou dois Pino ja fez dois anos no inicio fiquei bem, mais agora voltou as dores, fiz uma tomografia e constatou uma aderência sera que vou precisar passar de novo por outra cirurgia. ou tem outro meio de resolver.

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde, desculpa a demora em responder. Sugiro que procure um osteopata formado pela escola de Osteopatia de Madrid. Com certeza ele poderá te ajudar. Att. Timothy

    ResponderExcluir
  24. Olá dr,
    Eu me submeti a uma artroplastia total de quadril há 5 meses. Sinto uma pressão na altura da cicatriz, como que o músculo estivesse meio preso. Será que há algum procedimento que alivie este incômodo que me cansa qdo ando nas ruas? Agradeço desde já!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, para melhorar esse sintoma voce vai precisar liberar a cicatriz (manipular cicatriz). Caso precise de uma melhora avaliação sugiro procurar um Osteopata formado pela Escola de Osteopatia de Madrid. Se precisar de alguma indicação só falar o nome da cidade e bairro pra encontrar um Osteopata mais proximo. Att. Dr. Timothy

      Excluir
  25. Olá a todos estou aqui para contar a vcs a minha experiência com a osteopatia, a exato 1 ano tive uma cirurgia cesariana que a todo santo dia sentia dores inchaços dores lombares e cabeça, tudo que eu fazia qualquer esforço era motivo para a dor e inchaço aumentar,decorria a muitos ginecologistas e não estou julgando jamais foi apenas minha experiência com eles mas nenhum resolvia minhas dores, foi quando através de pesquisas e pesquisas achei a osteopatia e um super profissional dr Timothy cheguei ao seu consultório com muita dor e depois do procedimento sem mentira alguma sai de la sem dores sorrindo a toa de poder andar fazer movimentos e nao sentir nadaaa, posso garantir a vcs osteopatia vale muito a pena vamos parar um pouco de depender de remédios dosagens altas e nao resolverem nada, tirem suas dúvidas com esse grande profissional Doutor Timothy Abraços a tds

    ResponderExcluir
  26. Olá a todos estou aqui para contar a vcs a minha experiência com a osteopatia, a exato 1 ano tive uma cirurgia cesariana que a todo santo dia sentia dores inchaços dores lombares e cabeça, tudo que eu fazia qualquer esforço era motivo para a dor e inchaço aumentar,decorria a muitos ginecologistas e não estou julgando jamais foi apenas minha experiência com eles mas nenhum resolvia minhas dores, foi quando através de pesquisas e pesquisas achei a osteopatia e um super profissional dr Timothy cheguei ao seu consultório com muita dor e depois do procedimento sem mentira alguma sai de la sem dores sorrindo a toa de poder andar fazer movimentos e nao sentir nadaaa, posso garantir a vcs osteopatia vale muito a pena vamos parar um pouco de depender de remédios dosagens altas e nao resolverem nada, tirem suas dúvidas com esse grande profissional Doutor Timothy Abraços a tds

    ResponderExcluir
  27. Bom dia Doutor... Sou Raissa de Itaquaquecetuba/SP e no dia 31/01 fiz uma apendicectomia. Fiquei 4 dias com o abdome com pus, e nenhum médico descobriu o motivo das minhas dores. Até que um foi mais atencioso e olhou todos os exames que os colegas alegaram não ter nada e o abdome já estava repleto de pus... Não da nem p acreditar que não superou. Ontem (10/03) comecei a sentir pontadas no local da cirurgia. Sou estudante de enfermagem do 5 período e gostaria de saber se é por causa do processo de cicatrização interna, ou se devo me preocupar.
    Estudo, trabalho então saio de casa às 7 e volto da faculdade perto da meia noite.
    Tenho mais um retorno com o cirurgião mas está um pouco distante. Poderia me ajudar? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa se preocupar, retorne com o cirurgião responsável e caso esteja tudo ok, pra você não sentir mais as pontadas sugiro procurar um Osteopata formado pela escola de osteopatia de Madrid ou alguém que saiba trabalhar com cicatrizes. Att. Dr. Timothy

      Excluir
  28. Dr fiz uma casarea e ja está com 2 meses 15 dias da doendo como se estivesse dobrado por dentro isso é caso de outra cirurgia?? Sai pus diariamente e uma única vez saiu pus.

    ResponderExcluir
  29. Bom dia desculpa a demora em responder pois não tinha visto a pergunta. Sugiro procurar médico responsável pra saber se tem alguma infecção devido ao pus, caso esteja tudo ok procurar um Osteopata formado pela escola de Madrid pra avaliar quanto a essa sensação de dobrar.

    ResponderExcluir
  30. Dr. Timothy Hasegawa fiz cirurgia na coluna aos 57anos artrodese no músculo trapézio lado esquerdo a musculatura ficou parecendo um ovo contraída e doí muito já fiz muita massagens com fisioterapeuta uso de pomadas e aerosol, acupuntura, calor, choque de fisioterapia e nada de melhorar o músculo continua rígido e espalhando dor em todo meu lado esquerdo e também na cicatriz lateral onde tirou um osso da costela, gera muita dor. O que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre sugiro uma reavaliação com o medico responsavel, caso esteja tudo ok, sugiro procurar um fisioterapeuta osteopata formado pela escola de osteopatia de madrid. Se precisar de uma indicação só falar a cidade que eu tento encontrar alguem mais proximo a voce.

      Excluir
  31. Olá Doutor,
    Estou fazendo já acupuntura e RPG. Fiz exames de raiox, ressonancia magnetica, ultrasom, e todos ok. Apenas um diagnostico de toque me da breve afirmacao de ernia umbilical mas algo tao pequeno a ponto de poder ser desconsiderado de acordo com o cirurgiao.
    Sinto uma sensacao (nao é dor), proximo do umbigo lado esquerdo, como se tivesse um fiozinho puxando para o lado esquerdo, desde o umbigo até a costela, por uns anos tenho sentado torto curvado para o lado esquerdo e agora q tentei me corrigir por causa de dores, apresento este sintoma. Ardencias que possuia nas costelas sumiram apos tratamentos mas ainda estou com isto que me parece até uma sensibilidade alta do nervo.
    Me disseram que devo procurar um fisiatra, so quero de fato checar que realmente nao passa de uma sensibilidade isto q sinto, que nao seja nada mais grave, a sensacao é superficial, nao sinto nada em orgaos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro procurar um osteopata formado pela escola de Osteopatia de Madrid, para melhor avaliação, mesmo sem sintomas pode ser algum problema de mobilidade visceral. Só com uma avaliação minuciosa daria pra ter certeza. Se precisar de alguma indicação estou a disposição. Envie um email com sua localização que procuro alguem proximo.

      Excluir
  32. Dr boa tarde. Nao sei se o blog ainda eh ativo. Fiz uma cirurgia no punho ( sutura de cartilagem triangular por âncoras. Acontece que ficou um ponto que acredito ser cartilagem em alto relevo como se fosse um osteofito, e eh bem dolorido ao toque. Está sob a cicatriz. E nos ultimos dias ele está agarrando a pele me fazendo sentir muita dor quando isso acontece, fora isso nao sinto mais dor no punho. O que poderia fazer?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sugiro procurar o cirurgião responsável para avaliação da cirurgia caso esteja tudo ok, sugiro procurar um fisioterapeuta Osteopata. Se precisar de indicação estou à disposição.

      Excluir
  33. Doutor endereço e telefone onde o senhor atende. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rua Coronel Carlos Oliva, 261 sala 03 (Tatuapé - SP)
      (11) 99258-3108

      Excluir
  34. Boa noite! Tenho desgate no quadril estou com indicação para cirurgia de prótese! Gostaria de saber se tem algum tratamento para mim? Não aguento mais tantas dores e remédios!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Tratamento para artrose de quadril tem. Só não posso prometer que vai resolver o problema pois não avaliei e não sei como está este desgaste.

      Excluir
  35. Por favor vcs aplicam auto hemoterapia?

    ResponderExcluir