Problemas Digestivos


               Os problemas gastrointestinais estão se tornando cada vez mais comum nos dias de hoje. A profissão é na maioria dos casos, o grande vilão desses problemas. O excesso de trabalho e/ou um trabalho estressante nos leva a consumir alimentos inadequados. Muitas vezes por falta de tempo nos alimentamos de comidas fáceis de ingerir, como por exemplo lanches, salgados, etc. e quando conseguimos fazer uma boa refeição, muitas vezes, mal mastigamos o alimento e já estamos engolindo. Com uma rotina dessa, logo podemos notar o aparecimento de problemas como gastrite, constipação intestinal, refluxo gastroesofagico, etc.
                A digestão começa na boca, pois a saliva contém enzimas que participam na quebra de amido, carboidratos, etc., e cada órgão participa de um processo diferente da digestão. Então ao pular alguma etapa neste processo, a digestão ficará comprometida. O estômago vai dar continuidade a esse processo liberando um liquido chamado suco gástrico, no duodeno, ocorre a liberação dos sais pancreáticos e da bile, no intestino delgado ocorre a absorção dos nutrientes e já no intestino grosso ocorre a absorção da água. Sabendo da fisiologia de cada estrutura podemos avaliar onde esta o problema gastrointestinal. Por exemplo: Quando a pessoa tem dor na região de estômago, mas quando come algum alimento e a dor passa, então podemos suspeitar de um problema de duodeno e não do estomago.


                As causas dos problemas gastrointestinais são diversos e também nem todos acontecem pela forma explicada anteriormente, o que poucos sabem, é que existem tratamentos para tais sintomas. E olha que não estou nem falando de tratamento medicamentoso, mas existem técnicas manipulativas para melhorar a função do órgão especifico. Por exemplo: Existem técnicas especificas no estômago para melhorar uma hérnia de hiato, dores de estômago; técnicas intestinais para melhorar uma constipação intestinal ou até uma diarreia. O Sistema Gastro intestinal funciona com a ajuda do Sistema Nervoso Autônomo (Simpático e Parassimpático), no qual podemos intervir manualmente estimulando ou inibindo. Mas o tratamento é sempre buscar a homeostasia (equilíbrio). O objetivo das manipulações não é tratar a doença, mas sim buscar uma melhor mobilidade das estruturas para que as mesmas não comprometam sua função. 

Imagem ilustrativa: http://janice-terapiaholistica.blogspot.com.br/2011/05/ma-digestao-digestao-dificil-dispepsia.html

2 comentários:

  1. Qual o endereço qual o preço da consulta por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Favor entrar em contato com (11) 99258-3108. Tem WhatsApp esse número.

      Excluir