Reabilitação Vestibular

          Poucas pessoas sabem que existe tratamento não medicamentoso para labirintite, tonturas e vertigens. Este tratamento chama se Reabilitação Vestibular. Mas o que é Reabilitação Vestibular?
          Reabilitação Vestibular é um processo terapêutico que visa acelerar os mecanismos de compensação dos sistemas responsáveis pelo equilíbrio. 
          O equilíbrio é o resultado de uma troca permanente de informações entre o sistema proprioceptivo (posição do corpo no espaço), sistema labiríntico (vestíbulo) e o sistema visual (informações visuais). Quando um ou mais sistemas não estão funcionando adequadamente, os sintomas (tontura, vertigens, labirintite) aparecem. Neste caso, a reabilitação vestibular irá atuar nos sistemas que não foram afetados e/ou no sistema labiríntico. 
          Tontura é a sensação de movimento ondulatório, oscilação, balanço e flutuação.
          Vertigens é a sensação de movimento giratórios dos objetos em torno de si e/ou a sensação de girar em torno dos objetos.
          Desequilíbrio é a instabilidade corporal.
          A Vertigem Postural Paroxística Benigna (VPPB) caracterizada pelo aparecimento de vertigem,  desencadeada pela posição da cabeça (exemplo: virar a cabeça rapidamente), é responsável por 80% das vertigens. Neste caso,  a disfunção é no labirinto, o tratamento geralmente é rápido e o resultado duradouro.
          Objetivos do Tratamento: Atuar nos 3 Sistemas responsáveis pelo equilibrio.
  • Sistema Proprioceptivos: Exercícios de conscientização corporal e fortalecimento muscular.
  • Sistema Labirintico: Técnicas manipulativas do labirinto, técnicas craneanas e cervicais.
  • Sistema Visual: exercícios oculomotores.

          Saiba mais sobre a labirintite e assista a entrevista com o Dr. Rodrigo Brandão Braga.


          Veja também a reportagem do Paraná TV (Rede Globo) sobre a Reabilitação Vestibular.