Cerveja faz a barriga crescer?

          Tanquinhos masculinos sarados desfilam nos comerciais, segurando uma lata de cerveja, ao lado de mulheres bonitas. Tudo é apresentado como se a cerveja provocasse o elixir da felicidade e beleza.  
• Cervejas não provocam barriga, criam-nas. Brincam os mais céticos.  
• Calo sexual! Replicam os barrigudinhos.  

          O fato é que independente da distância que separa o tanquinho do barril, quase todos adoram virar uma cerveja, principalmente quando o dia está quente e a carne queima em abundância na chapa. Os cientistas há muito já deram o veredicto: Cerveja não cria barriga, o que a faz crescer são as calorias que compõem a sua formula.  

          Mas os vinhos vermelhos e secos não são ricos em antioxidantes e outras substâncias que combatem o câncer e outras doenças, ajudando na longevidade? Sim, mas se for apenas 30 ml (22 calorias) de vinho vermelho por dia para mulheres e no máximo 60 ml para os homens. Acima disso, vinho passa a fazer mal à saúde.  

          O fígado prefere queimar o álcool no lugar da gordura, deixando a danada acumular sob a pele do abdômen. É por isso que o álcool alarga a cintura e ajuda a deixar a barriga exposta. Em média, uma lata de 350 ml de cerveja contém 150 calorias, imagine aqueles engradados todos ingeridos em uma única tarde de churrasco? Acrescente a isso as lingüiças, picanhas, maminhas, corações de galinha, salada com maionese... São calorias para vários dias de trabalho árduo, que na falta do mesmo, acumulam na forma de novas gorduras.  

          Mas como explicar que as gorduras em excesso foram parar exatamente na barriga e não na perna? As mulheres possuem uma taxa maior de gordura espalhadas por debaixo de toda a pele e é por isso que elas são mais fofas que os homens. Assim, as calorias extras que a mulher ingere são distribuídas nos membros, bumbum e na barriga. Já nos homens, essas calorias vão parar principalmente na barriga. Com a idade, as pessoas passam a ter um crescimento terciário (para os lados) e tendem a ficar mais sedentárias, facilitando o ganho de peso. Para completar, com o envelhecimento ocorre também uma queda na quantidade de hormônios, o que também favorece o acúmulo de gorduras na barriga. 

          A barriga cobre vários órgãos vitais, os quais deixam de funcionar de forma eficiente, quando pressionados por acúmulo de gorduras às suas voltas. Doenças cardiovasculares, diabetes, pressão alta são algumas conseqüências da barriga descuidada. Essa é mais uma razão importante para declarar o amor à barriguinha saudável. Mas quais são esses limites? Depende de cada indivíduo. Cinturas maiores que 102 cm para homens e 89 para mulheres entram no grupo de risco, inclusive de morte. Com essas cinturas a pessoa deve procurar ajuda de um profissional da saúde. 


          Não tem tratamento mágico para acabar com a barriga. Fechar a boca para os abusos, refeição saudável e balanceada e exercícios físicos são os remédios. Consulte um nutricionista e declare guerra à gula. Uma latinha cerveja por dia já é bom demais, duas no máximo para homens. O melhor é deixar a cerveja para os finais de semana e procurar fazer mais exercícios depois de ingeri-las. Se não resistir, procure tomar as cervejas com baixo teor de calorias. Se tiver qualquer doença, consulte o médico antes de ingerir álcool.  

          Exercícios aeróbicos como caminhada, corrida, bicicleta, tênis e natação são algumas atividade que ajudam a diminuir peso e fortalecer o abdômen. Trinta minutos de corrida leve consome duas latas e cerveja. Praticada cinco dias por semana, com o abdômen contraído, ela pode até ficar bonita. A boa notícia é quando você começar a perder peso, a barriga é a primeira que desaparece.  

Gil Lúcio Almeida


Imagem: http://static.barmetrosexual.com/2012/12/barriga-de-cerveja.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário