Patologias Discais (Protrusão Discal e Hérnia de Disco)

                A degeneração do disco intervertebral depende das contrações das musculaturas do tronco que se modifica com os transtornos posturais. As patologias discais acometem discos intervertebrais que ficam sobrecarregados, muitas vezes pela falta de movimento de alguma articulação próxima a ele.
                Todas as vértebras da coluna possuem pequenos movimentos, no qual somados todos esses pequenos movimentos formam movimentos amplos da coluna como a flexão, extensão, inclinação ou flexão lateral e rotação. Uma vértebra que por algum motivo (‘mal jeito’, trauma, movimento forçado no final da amplitude de movimento, etc.) ‘trava’ em uma determinada posição e faz com que as vértebras de cima ou de baixo façam um movimento excessivo para suprir a falta de mobilidade daquela vértebra presa. Esse excesso de movimento faz com que o disco intervertebral fique instável levando o disco intervertebral na direção da medula e da raiz nervosa (nervos), produzindo dores na região acometida e nas regiões inervadas por este nervo (irradiações).
                                               Flexão                Extensão

                                                Inclinação                Rotação

                Imagina uma bexiga de água (disco intervertebral) entre 2 vértebras e quando essas vértebras se aproximam na parte da frente (movimento quando se flexiona o corpo) a água dentro da bexiga tende a ir para trás, região em que a parte posterior se abre. Esse mecanismo faz com que a bexiga (disco intervertebral) pressione as estruturas posteriores podendo levar a inflamações, e ao rompimento das estruturas que contem esse movimento posterior. Fazendo com que a bexiga (disco intervertebral) comprima a medula e/ou nervos.



                A má postura, geralmente quando ficamos curvado por muito tempo, faz com que as pressões nas estruturas posteriores aumentem, inflamando e lesionando o mecanismo de contensão. Assim sendo, a má postura pode gerar dores (inflamação das estruturas posteriores) e causar a famosa hérnia de disco, quando o disco intervertebral comprime a medula e/ou nervo.




Figura 1: http://www.coluna.com/movimentos-da-coluna.html
Figura 2: Apostila EOM
Figura 3: http://anapaulafiore.blogspot.com/2011/02/hernia-de-disco.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário