Coluna Vertebral

                A coluna vertebral é composta por 33 vértebras (7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais fundidas em um único osso (sacro) e 4 coccígeas também fundidas em um único osso (cóccix).
                As vértebras são separadas por um sistema de amortecimento composto por um disco intervertebral. O disco intervertebral além de amortecer o impacto também auxilia na mobilidade da coluna vertebral.
                A coluna apresenta varias curvas quando observadas lateralmente. Há 2 concavidades posteriores (lordose) localizadas uma na região cervical e outra na região lombar. As convexidades posteriores (cifose) estão localizadas na região torácica, sacral e coccígea. As cifoses são consideradas curvatura primarias pois se originam no período embrionário. As curvaturas do pescoço e lombar são chamadas de curvaturas secundarias pois surgem mais tarde e se acentuam quando a criança sustenta a cabeça e quando adquire a postura ereta.
                Estas curvaturas são fisiológicas (normais). O excesso dessas curvaturas é que geram desequilíbrios posturais levando a “má postura” e possíveis dores na coluna.
                A coluna vista de frente não deve apresentar curvatura e quando isto ocorre é denominado escoliose.


Imagem ilustrativa: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhDj3FUgsxuWwN58RNKnb6KTxdbhzhuFRcl7Q6zQvE2mlR2HHSjEXyLvqjVkxKN7N-RspLzOUwZKB4OnQy4X_jjRnVEElfwg3Y7gH-xukEedr4WK4KaQGtu4jOeEMRIwaE44RAJE78i7CQ/s1600/img094-2.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário