Cicatriz pode gerar dores no corpo

               Poucas pessoas sabem que uma cicatriz pode gerar dores pelo corpo, devido a restrições de mobilidade que a cicatriz pode gerar em algumas estruturas (músculos, articulações e até vísceras). Essas restrições de mobilidade se devem principalmente a uma estrutura chama fáscia. Fáscia é uma estrutura que envolve os músculos e vísceras (pele branca que tem no meio da carne) e serve para tais estruturas deslizarem uma sobre as outras. As fáscias existem pelo corpo inteiro e estão interligadas umas as outras, podendo gerar tensões em regiões bem distantes.
                A cicatriz é resultado de uma lesão da pele que se forma depois de um tempo após o corte. A cicatrização é o nome dado ao processo de reparo, em que o tecido preexistente fica substituído por cicatriz fibrosa, dura, esbranquiçada e retraída. (Wikipédia) Essa retração tensiona as fáscias alterando todo o mecanismo dos órgãos e estruturas corporais locais e distantes. Essas aderências da fáscia no tecido cicatricial ocorrem pois as células de reparo são jogadas aleatoriamente no local de lesão. Não existe um mecanismo que repare essas estruturas individualmente. Células que reparam os músculos, só vai atuar nos músculos, células que reparam as fácias, só vai atuar nas fáscias, tendão, ligamento e assim por diante.
                As dores causadas pela restrição de mobilidade, nem sempre se localiza na região da cicatriz, mas também em regiões distantes. Exemplo: cicatriz de cesariana referindo dores lombares e até dores em regiões dos ombros.



Caso Clínico

                Atendi uma paciente que referia dores na região cervical, ombros, joelho e pé. As dores eram diárias e intensas graduada em 8 em uma escala de 0 a 10 sendo que 0 é sem dor e 10 uma dor insuportável. Avaliando a paciente verifiquei que a causa das dores eram as cicatrizes que a paciente tinha. Foi realizado testes de inibição cicatricial no qual foi positivo. Cicatriz de cirurgia cardíaca, vesícula biliar, cesariana, e na perna da ponte de safena. Conduta: foi realizado manobras de liberação cicatricial nas cicatrizes citadas sem realizar nenhum procedimento nas regiões álgicas. Após a conduta, a paciente saiu da sessão sem dor, e após uma semana ela retorna sem dores no período após a manipulação (1 semana sem dor). Foi mantido a conduta e a paciente recebeu alta dos meus serviços.

Imagem Ilustrativa: http://www.queloide.com.br/images/cicatrizretratil1.jpg

238 comentários:

  1. Olá Dr. Timothy, sou estudante de fisioterapia, curso o 6º semestre, me deparei num estágio com uma paciente que passou por uma lipoaspiração e que refere dificuldade no movimento de extensão do tronco. Eu associei a queixa a cicatriz, pois no exame a paciente não apresentou nenhum acometimento que envolve estruturas musculo-esqueleticas. Poderia então me explicar como fazer a liberação cicatricial?
    Gostaria de saber mais sobre o teste de inibição cicatricial.
    Muito obrigada pelas postagens que são de grande utilidade para minha vida acadêmica.
    Kelly

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Kelly.

    Realmente a lipoaspiração deixa aderências na região abdominal muito grande. E muitas dores podem vir dessas aderências. Já tive uma paciente que praticava atividades físicas, corria maratona e não tinha dores nenhuma e após uma lipoaspiração começou a sentir dores intensas na coluna lombar, sentia o abdômen dela rígido, duro, e após a manipulação a dor desapareceu. Eu não posso te passar pelo blog como é que se faz, por ética ou até mesmo porque muitas pessoas podem ver e achar que podem fazer, e se tiver contra indicações, podem ter complicações. Mas logico que poderia te passar por outros meios. Você mora em São Paulo? Que bairro?

    Fico feliz que minhas postagens estejam ajudando algum colega de profissão, norteando alguns tratamentos. Essa troca de informações são importantes para o crescimento da Fisioterapia. Estou a disposição para te ajudar no que for preciso. Só que nem tudo posso escrever pelo blog.

    Att. Dr. Timothy Hasegawa

    ResponderExcluir
  3. Dr. Timothy Hasegawa,obrigado por sua atenção! Eu não moro em São Paulo não. Moro em Rondônia. Aqui próximo a minha cidade (Ji-paraná)não tem nenhum curso que oferece esse tipo de formação para liberação de cicatriz. Os cursos que são ministrados aqui focam mais a drenagem linfática no pós-operatório, o que é uma tristeza, pois a atuação do fisioterapeuta não limita-se apenas a esse aspecto.
    Tem alguma literatura que possa me indicar?
    Agradeço mais uma vez.
    Kelly

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Kelly,

    Desculpa a demora pra responder. Cursos específicos pra cicatriz acho difícil encontrar. Mas você pode encontrar sobre esse assunto em livros de fáscias (manipulação fascial, liberação miofascial), existem alguns cursos que também ensinam a manipular a cicatriz, como a crochetagem ou miofibrólise percutânea. O resultado é muito bom.

    Estou a disposição para maiores esclarecimentos.

    Att. Dr. Timothy Hasegawa

    ResponderExcluir
  5. BOM DIA DR TIMOTHY .TENHO PROTUSÂO DISCAL L3-l4 e tém me causado não dor mas muito mal estar corpo como formigamento panturilha e mal estar cabeça uma especie de pressão na cabeça atribuo as protusões visto que antes não tinha nada disso . como faço acabar esse problema a fisio pode curar a protusão .

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde,

    Realmente esse problema lombar pode gerar tanto o formigamento na panturrilha como essa pressão em cabeça. Mas só uma avaliação minuciosa podemos detectar realmente a causa de todos esses problemas. Tanto a fisioterapia, como RPG e pilates podem ser eficazes no tratamento da protusão discal, mas também devemos investigar a causa da protusão. Não adianta ficarmos preocupado com a protusão e esquecermos o que a gerou. Sugiro procurar um Osteopata para melhor avalia lo(a). Dependendo de onde mora, posso indicar um osteopata mais próximo.

    Grato,
    Dr. Timothy Hasegawa

    ResponderExcluir
  7. Boa Tarde Dr. Timothy! Tenho muitas dores em cicatrizes do glúteos, que me impedem de ficar tempo sentada. O Dr. acha que sua técnica poderia me ajudar?? Desde já agradeço! Att MArcia

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Marcia,

    As cicarizes são nos glúteos ou em outras regiões que estão referindo dores nos glúteos? Acredito que manipulando a cicatriz possa te dar mais conforto e eliminar a dor. Mas só consigo te dar um resposta mais concreta te avaliando.

    Atenciosamente,

    Dr. Timothy Hasegawa

    ResponderExcluir
  9. Oi Dr Timothy Hasegawa, fiz uma cesária a 2 anos e 1 mês, sempre senti umas fisgadas, só que a 3 dias as dores são intensas, muito parecidas com as dores da primeira semana, a sensação é de que está abrindo os pontos internos, não consigo me abaixar, nem fazer esforço algum, e a dor parece só aumentar, procurei a emergência da minha cidade e só me passaram diclofenaco de sódio para tomar de 6/6h. Eu queria saber alguma opinião de um especialista. Obrigada desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kathleen, se for realmente a cicatriz a causa das suas dores, o medicamento nao vai ser eficaz. Pois as aderências formadas pela cicatriz não vai se soltar com. Medicamento. Só manipulações especificas na cicatriz vai ser eficaz. Onde você mora? Posso te indicar algum Osteopata na sua cidade ou região.

      Att. Dr. Timothy Hasegawa

      Excluir
    2. Boa noite,

      Minha mãe tem sentido dores horriveis em cicatriz que tem mais de 20 anos. Ela também diz que parece que está rasgando por dentro. Já fomos em emergência de hospital, cirurgião plástico e agora fomos em ginecologista que nos pediu ultrasom transvaginal e abdominal. Mas ela está desesperada e acredita em aderência, coisa que os médicos até agora não cogitaram. O Sr. tem alguma recomendação para indicar? Moramos em Fpolis/SC.

      Excluir
    3. Desculpe a demora. Procura por um osteopata ai em Florianópolis. Tenho um amigo chamado Kaue, mas não sei o sobrenome dele.

      Att. Dr. Timothy

      Excluir
    4. teno o mesmo problema ha mais de 20 anos uma pequena cicatriz de corte de arame dar umas pontadas fortes em cima como se tivesse rasgando a pele por dentro alguma solução?remedio?

      Excluir
  10. Oi Dr. Timothy, tudo bem? Ha mais de 3 anos eu fiz uma biopsia na cabeca para verificar se eu tinha tendencia de desenvolver alopecia. Bom hoje eu sei que a biopsia nao era necessaria mas na epoca a medica informou que seria o unico exame possivel. Bom, apos a pequena biopsia, mais ou menos 1 cm na parte superior e 1 cm na parte inferior foram retirados da minha cabeca o cabelo nunca mais nasceu. E sinto uma dorzinha no local da cicatriz da parte superior. Ha mais ou menos 1 ano venho sentindo dores de cabeca e fiz exams que nao informaram nada sobre as cicatriz, mas seria possivel que a cicatriz possa gerar dores de cabeca fortes. Obrigada. Ps. existe algo que possa usar para a cicatriz. Nossa quanto arrependimento de fazer essa biopsia inutil.

    ResponderExcluir
  11. Desculpe a demora para responder. Bom é possível que a dor seja da cicatriz, mas só teremos certeza após uma boa avaliação

    ResponderExcluir
  12. olá Dr. Timothy, encontrei seu blog após pesquisa no google depois de uma clínica geral me informar q minhas dores no corpo podem ser das cicatrizes, então pelo amor de Deus, me ajude. Alguns médicos dizem q o problema é fibromialgia,depressão, síndrome do pânico, etc,...Tudo começou c/ dores na coluna em 2007 e após 3 cirurgias na cervical (c5-c6 e c6-c7)depois 3 nos ombros(tendinite), 1 abdominoplastia e 2 lipos(fiz todas por ganhar 30 kilos por retenção de liquido pelo uso de morfina p/ dor) minha vida acabou, só estou viva pq tenho 1 filho de 11 anos (o qual perdi a guarda) e tento reagir por ele, meu 2º casamento acabou e tentei o suicídio 6 vezes entre 2009 e 2010 por não aguentar de tanta dor q não passava c/ nada e as 2 primeiras cirurgias foram erradas(precisei da 3ª p/ consertar o erro das anteriores)e na época todos os médicos q eu ia só diziam q eu tinha dor psicológica (porém após a 3ª a dor na cervical acabou) e depois das cirurgias de tanto me internarem e só me darem morfina pois eu chegava gritando no hospital, começaram a surgir dores no corpo todo e desenvolvi tolerância aos analgésicos e hoje só a oxycodona ajuda, mas o quadro piora a cada dia, adquiri pressão muito alta, taquicardia, inchaços e fiquei viciada no opióide q não fico sem senão enlouqueço. Não aguento mais viver assim, me ajude por favor...meu e-mail é beatriz27041974@yahoo.com.br se puder fazer algo por mim, moro em Ribeirão Preto-SP, já tratei na clinica da dor do hospital das clínicas (USP), mas me deram alta dizendo não poderem fazer mais nada. Gostaria de parar c/o remédio, mas não suporto as dores. O q dói mais são os ombros, os joelhos,mãos e pés.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa a demora em responder o blog estava abandonado. mas agora vou voltar a ser presente e postar outros assuntos e responder as perguntas. Realmente são muitas cicatrizes. eu teria que avaliar se as cicatrizes sao mesmo a causa de tantas dores. Sugiro procurar alguem ai na cidade que fez osteopatia pela Escola de Osteopatia de Madrid. Hoje nao tenho mais acesso aos profissionais que trabalham na sua cidade ou regiao. Att. Dr. Timothy

      Excluir
  13. Dr, boa noite
    Fiz uma cirurgia tornozelo devido fratura bimaleolar e foi colcado placa e parafusos isso há 5 meses. Fiquei com tala gesso uns 2 meses. Já estou andando , mas sinto a cicatriz da cirurgia "repuxar" dificultando minha caminhada. Inclusive quando apalpo um pouco abaixo dela , parece haver um tipo de "cordão endurecido" por dentro , que tambem repuxa quando ando . O que fazer?

    ResponderExcluir
  14. Desculpa a demora em responder. O blog estava abandonado, mas vou voltar a tornar mais presente e postar mais assuntos. Bom, eu precisava te avaliar. Mas pra ir te adiantando voce pode fazer algumas massagens na cicatriz pra soltar esse cordao endurecido. Att. Dr. Timothy

    ResponderExcluir
  15. Dr. Timothy, boa noite.
    A cicatriz da minha cesariana ficou com uma elevação logo acima dela, como se fosse um morrinho.
    Minha filha já tem 1 ano e 9 meses e mesmo assim quando estou brincando com ela e ela faz peso na região sinto um incômodo e as vezes parece repuxar.
    Esteticamente me incomoda muito, pois já perdi toda a barriga da gravidez e só ficou este 'defeito estranho'...
    Tive um problema pós parto de um 'vaso que ficou babando', tive que inúmeras vezes fazer um procedimento para retirar seringas de sangue da região, será que esse acúmulo de sangue que causou esta ondulação?
    E que procedimento posso fazer para melhorar a estética desta cicatriz?

    Obrigada.
    Michelly

    ResponderExcluir
  16. Boa noite Michelly, Pode ser que essa elevação seja mesmo por causa desse excesso de sangue que estava saindo. Para ter certeza procure o medico responsável. Agora quanto ao incomodo e a sensação de repuxar poder ser a fibrose da cicatriz. Procure um profissional que saiba trabalhar com a cicatriz assim não tera mais esses problemas. Qualquer duvida estou a disposição. Att. Dr. Timothy

    ResponderExcluir
  17. Bom dia doutor. Fui operado de hernia inguinal unilateral faz 3 semanas. Método com o corte e colocação de tela. Cicatrizou bem, porém está endurecido por baixo da cicatriz e um pouco nas proximidades dela. Além disso, sinto uma ardencia, só de passar a mão pela pele, na região próxima da cicatriz. Isso tudo é normal, pode ser devido ao corte de nervos no ato cirúrgico... Muito grato.
    Edgardo Marques
    Brasília-DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Edgardo.
      Sim, esta ardência é comum acontecer devido aos procedimentos cirúrgicos, mas pode ser tratadas e amenizadas com manipulação da cicatriz e com técnicas funcionais. Procure algum osteopata na sua cidade formado pela Escola de Osteopatia de Madrid, eles saberão como tratar.

      Atenciosamente,

      Excluir
  18. Olá, Dr. Timothy. Eu tenho uma cicatriz bem próxima da sobrancelha, mais precisamente ao lado. Tem1 0 anos já que tenho. Agora estou sentindo uns leves repuxamentos. Tipo uma sensação diferente somente na extremidade inferior, que fica bem no finalzinho da sobrancelha. Não dói, não arde e nem coça.O que seria isso? Tem algo que posso fazer para que essa sensação desapareça?? Obrigada pela atenção desde já!

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Lila, não da pra saber se é a cicatriz sem te avaliar. Talvez seja, o que voce pode tentar fazer é fazer uma massagem nela pra ver se esse repuxamento desaparece.

    Att, Dr. Timothy Hasegawa

    ResponderExcluir
  20. Olá, Dr Timothy! Há 6 anos passei por uma cesariana e há 1 mês venho tendo uma dor moderada predominantemente no lado esquerdo (onde a cicatriz é mais saliente) e que às vezes irradia para outras partes do abdomen e lombar. Já chequei tudo (rins, aparelho reprodutor, intestino) e não tenho nada! Fiz ultrassons, tomografia, colonoscopia, e não acho nada! Poderia ser a cicatriz? Não moro em SP, mas poderia ir aí... Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Melissa, pode ser a cicatriz da cesarea sim. Mas só consigo ter certeza te avaliando melhor, fazendo alguns testes de inibição e se caso for a cicatriz as dores desaparecerão. Caso queira marcar a avaliação estou a disposição.

      Att. Dr. Timothy Hasegawa

      Excluir
    2. Ok! Como faço para agendar?
      Obrigada!

      Excluir
    3. Agendamento por telefone (11) 99258-3108.

      Att. Timothy Hasegawa

      Excluir
    4. Doutor tenho 35 anos 2 cesariana 1 ligadura sinto muitas dores no corpo. Estou tendo enxaqueca minha cesariana dói e normal. Obrigado

      Excluir
    5. Boa noite, nenhuma dor é normal, Talvez a cicatriz da cesariana esteja comprometendo a mobilidade do utero e consequentemente alterando a função hormonal gerando essas enxaquecas. Mas só uma avaliação minuciosa pra entender o que esta acontecendo. Faça avaliação com um osteopata qualificado pra resolver seu problema. Att. Dr. Timothy Hasegawa

      Excluir
  21. Está ok. Agradeço sua atenção, viu?? Só quero que passe logo essa sensação!!
    Abraço

    ResponderExcluir
  22. Espero que tenha resultado. Qualquer coisa estou a disposição.

    Att. Dr. Timothy Hasegawa

    ResponderExcluir
  23. Boa Tarde Dr Timothio fiz uma cirurgia da vesícula a 7 meses foi uma cirurgia aberta e um pouco complicada e ainda hoje sinto que repucha muito as vezes coça mas é pouco a medica que me operou disse que é normal,procurei uma segunda opinião e foi a mesma coisa Dr. por favor me ajude é mesmo normal tenho medo de estar com aderência ha fiz 2 ultrason e da tudo normal gostaria de saber sua opinião desde já agradeço

    ResponderExcluir
  24. Boa noite, normal não é. Sentir repuxamentos na região de cicatriz não é normal, pode até ser comum pelas aderências formadas, mas não é normal. Muitos profissionais não sabem tratar por isso não dão muita importância as cicatrizes. Procure um profissional que saiba tratar cicatrizes pra melhor te avaliar. Att. Dr. Timothy Hasegawa

    ResponderExcluir
  25. Bom dia??Dr
    Estou cm uma inflamaçãona coluna e s essa dor esta indo para as pernas e ombros e agora esta afetando a cesárea....O que realmente pode ser????

    ResponderExcluir
  26. Não sei, só te avaliando pra ter certeza do que esta acontecendo com você. Sugiro procurar um osteopata na sua cidade. Att, Dr. Timothy Hasegawa

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde Dr. Timothy!
    Tenho 34 anos e meio de idade e fiz cirurgia cardiaca quando tinha 1 ano e meio de idade. Nunca senti nada, porém de umas semanas para cá ando sentindo muita coceira e dor com algumas pontadas na região da cirurgia, pode ser devido a cicatriz mesmo tendo se passado mais de 30 anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, desculpe a demora em responder.
      Bom, mesmo sendo cicatrizes realizadas a bastante tempo podem influenciar sim na estrutura corporal e hoje sentir essas pontadas. Procure um profissional que saiba trabalhar em cicatrizes para melhor avaliação.
      Att. Dr. Timothy Hasegawa

      Excluir
  28. Há 15 anos fui submetida a duas cirurgias na axila para retirada de um tumor malígno (recidiva de um ca mama). Ultimamente venho sentindo dores tipo agulhadas na região da cirurgia, principalmente quando alongo o braço. Isto é normal depois de tanto tempo? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, desculpa a demora em responder.
      É comum algumas pessoas sentirem agulhada, repuxamento na região da cicatriz. Mas isso não é normal, o normal é a pessoa não sentir nada. Por isso procure um profissional especializado, que saiba trabalhar em cicatrizes. Att. Dr. Timothy Hasegawa

      Excluir
  29. Boa noite, Dr. Timothy.

    Fiz cirurgia da minha joanete e perdi muito o movimento do meu dedão.
    A fisioterapeuta comentou que a cicatriz está presa e que preciso massagear o local com hidratante para soltar.
    Se fizer a manipulação vai soltar? Tem chance de voltar o movimento do dedo novamente?
    Sou de São Paulo.
    Obrigada por enquanto,
    Vera Murari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, É difícil saber sem avaliar. Mas se é a cicatriz que esta bloqueando o movimento provavelmente o movimento pode voltar quando a cicatriz estiver liberada. Mas como eu disse, é difícil saber sem avaliar. Se tiver interesse posso avaliar. Att. Dr. Timothy Hasegawa

      Excluir
  30. Boa tarde Dr

    Eu fiz uma cirurgia de implante mamária a 1 ano e 1 mês e venho sentindo dores não muito intensas,mas, incômodas desde a cicatriz até a ponta do osso da costela, ela aumenta quando estico o corpo e, ou, os braços. Essa dor poderia ser causada pela cicatriz? Qual medico devo procurar? Devo voltar na minha cirurgiã plástica?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Camila, provavelmente essas dores são devido as cicatrizes sim, pois quando você levanta os braços e estica o corpo, a fáscia deveria deslizar e no seu caso parece que esta fixo. Sugiro procurar um profissional que saiba trabalhar com manipulação de cicatriz. Acredito que todos os Osteopatas formado pela Escola de Osteopatia de Madrid saibam tratar essas cicatrizes. Se precisar de alguma indicação, favor informar a cidade onde mora. Att. Timothy Hasegawa

      Excluir
  31. Boa noite! Passei por uma cesariana a 3 meses e meio e o lado direito da minha cicatriz ficou com um leve afundamento que vive fisgando. O médico que realizou a cirurgia me disse que massagens no local fazem essa parte se desprender. O que me estranhou muito foi também o fato de ele dizer que não haviam pontos a serem retirados. Nem mesmo os "famosos" dois pontinhos das extremidades da cicatriz. Ainda sentindo dores, fiz um ultrassom do local que teve como laudo possível formação de granuloma. Gostaria de saber se as massagens realmente ajudam ou se existe alguma outro procedimento que possa ser realizado? E o que na verdade pode ser esse afundamento?Desde já agradeço a atenção

    ResponderExcluir
  32. Desculpa a demora Marry, estava em curso e não vi a mensagem aqui.Esse afundamento talvez seja por causa da fibrose mesmo. Bom... massagens ajudam sim. Mas para ser realmente eficaz tem que saber fazer pra conseguir soltar. Técnicas de manipulação cicatricial ajuda muito, mas não é todo mundo que sabe fazer. Sugiro procurar um profissional capacitado pra te avaliar melhor.
    Att. Dr. Timothy

    ResponderExcluir
  33. Olá Dr. Timothy,
    Fiz uma lipo e fiquei com fibroses no abdomen. Tem alguém pra indicar no Rio?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  34. desculpe a demora, fazia tempo que nao entrava no blog. Algum lugar especifico no RJ? Att. Timothy

    ResponderExcluir
  35. boa tarde doutor.meu companheiro fez uma sirurgia na cabeça,e ficou tudo bemso que ele semte a cicatriz doe quando da muinta risada ai ele toma um anador e a dor passa mas é so quando sorrir,por eu sera,obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, provavelmente seja por causa de aderências da cicatriz. Mas pra ter certeza só avaliando. Tente uma massagem na cicatriz ou procure alguém especializado. Att. Timothy

      Excluir
  36. Dr. Timothy,
    Realizei uma abdominoplastia em 2004 e após a cirurgia sempre senti uma leve dorzinha do lado direito, que retorna de tempo em tempo.Atualmente estou mais magra e a dorzinha (fisgadas) reapareceu com maior intensidade. Qual seria a sua avaliação e orientação?
    Grata pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, provavelmente seja pela fibrose cicatricial. As vezes a fibrose não é tao superficial a nível de pele, mas bem mais interna. Sugiro procurar um profissional especializado para melhor avalia la. Att. Timothy

      Excluir
  37. Boa tarde ! Fiz uma cesárea a um ano atrás , há uns dois dias apareceram um bolinhas em cima da cicatriz (bolinhas de pus) e tenho sentido dores na cicatriz ! Hj acordei com dor de cabeça e sinto a cicatriz repuxando. O que devi fazer ? Estou até palida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, primeiramente sugiro procurar um médico para avaliar seu caso, pois pus em cima da cicatriz não é normal. Se tiver febre pode ser uma infecção. E se for só resolve com tratamento medicamentoso. Após avaliação médica e resolvendo esse fator, a dor de cabeça e o repuxamento da cicatriz é possível tratar com a osteopatia. Atenciosamente Timothy

      Excluir
  38. Boa noite Dr, eu fiz uma cirurgia de joanete, coloquei 4 parafusos e notei que após algumas semanas no local dos cortes criou-se uma fibrose, como se fosse uma carne dura. Gostaria de saber se há algum creme que possa ajudar a dissolver isso. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, não conheço e não indico nenhum creme especifico, pois tambem nao acredito que possa resolver. Mas utilizando um creme que esta acostumada a usar e fazendo uma massagem na região, essa fibrose tende a melhorar. Att. Timothy

      Excluir
  39. Boa noite Dr.Timothy!
    Gostaria que me tirasse uma dúvida em relação ao meu caso, faz um ano e três meses que fiz uma cesárea e em dez dias de pós operatório fui tirar os pontos e estavam inflamados, então continue o tratamento com medicamentos. Mas acontece que mesmo se passando mais de um ano sinto agulhadas e pontadas fortes sobre a cicatriz..notei também que após a cirurgia tenho muitas dores e sensação de peso nas pernas. O que pode ser?
    Sou de São José Do Rio Preto, existe algum médico para me indicar??
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, desculpe a demora em responder.
      Acredito que a causa dos seus problemas seja mesma a cicatriz. Demorei a responder pois estava tentando algum contato com algum osteopata em sua cidade. Por enquanto ainda nao tive exito, mas voce mesma pode procurar algum osteopata de preferencia aos formados pela Escola de Osteopatia de Madrid, pois com certeza eles saberão o que fazer. Se eu tiver novidades, respondo por aqui mesmo. Att. Timothy

      Excluir
  40. Dr passei por cirurgia.de.retirada da Tiróide bem.como esvaziamento cervical lado esquerdo há 35 dias. Estou com uma cicatriz grande no pescoço e esta repuxando bastante, ja pode iniciar massagem com profissional? Qual profissional devo procurar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Fernando, sim manipulação cicatricial ja pode ser feita. No momento também nao tenho quem indicar ai na sua cidade. Mas se eu tiver novidades eu respondo por aqui mesmo. Mas qualquer coisa pode procurar algum osteopata formado pela Escola de Osteopatia de Madrid, pois saberão o que fazer. Att. Timothy

      Excluir
  41. Bom dia Dr. Minha noiva passou há cerca de três mesea por uma cirurgia de endometriose. Ela tinha um foco no ovario e um outro externo no intestino. Foi feita a cirurgia por laparoscopia removendo o cisto no ovário e como se raspando externamente o cisto no intestino. Ela se recuperou bem, nao vinha sentindo nada mas de uns dias para cá tem reclamado dores proximas ao local das incisões para entrada doa aparelhos da laparoscopia. Ela reclama dores do lado esquerdo e do lado direito bem na altura dos ovario. Segundo ela é uma dor constante, suportavel, e de vez em quando dá umas fisgadas. O que o Dr me diz? Podem aparecer mesmo essa dor nas região nos pontos. A dor é interna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, desculpe a demora. Sugiro procurar um osteopata de preferencia formado pela Escola de Osteopatia de Madrid para uma avaliação, acredito que a osteopatia possa ajudar a sua noiva devido as técnicas tanto para a cicatriz como técnicas viscerais que trabalha a mobilidade das vísceras, nesse caso o intestino e ovário. Se precisar de uma indicação estou a disposição, só me falar a cidade onde mora. Att. Dr. Timothy

      Excluir
  42. Olá, pesquisando sobre as dores na cessaria achei seu blog e gostei muito do que li e acima de tudo sua atenção. .. Sinto incomodo na cessaria uma pressão forte, minha filha tem 3 anos as vezes ela brincando comigo bate sem querer na cessaria e a dor é insuportável... Há um mês e meio sinto fortes dores nas costas consigo levantar com apoio, dores nos ossos das pernas e braços, tenho retoculite ulcerativa grave e estou com uma anemia de 7.6...O senhor acha que todas essas dores é da minha doença. .. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Desculpe a demora. Não da pra ter certeza só com essas informações, porque a retocolite ulcerativa pode sim gerar esses sintomas que voce mencionou e a cicatriz tambem. Enfim, sugiro procurar um osteopata de preferencia formado pela Escola de Osteopatia de Madrid para uma melhor avaliação. Acredito que independente da causa real do seu problema, esse osteopata poderá te ajudar. Se precisar de uma indicação estou a disposição, só me falar a cidade em que reside. Att. Dr. Timothy

      Excluir
  43. Dr. Por favor me indicque um osteopata em Goiania, se possível. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,
      Segue os contatos de osteopatas em Goiânia
      Guilherme Faleiro (62) 8111-1001
      Lucas (62) 9275-3980

      Excluir
  44. Bom dia!!! Eu gostaria de saber, se é normal depois de 4 anos, q fiz uma cesaria, aparecer um inchaço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, desculpe a demora em responder.
      Bom normal não é, mas isso pode ser por causa da cicatriz mesmo, pela propria cicatriz dificultar a drenagem da região. Sugiro procurar um médico pra descartar algum problema especifico na região e depois procurar um profissional competente para trabalhar a cicatriz.

      Excluir
  45. Bom dia. Por causa de um acidente fiz várias cirurgias abdominais. Inclusive com resseccao parcial intestino delgado. Tenho dores abdominais. Devem ser aderências intestinais. O que me sugere ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, as dores abdominais pode ser por essas diversas cirurgias que voce fez devido ao intestino delgado. Se o seu médico que tem te acompanhado falar que a parte dele esta tudo ok. Sugiro procurar um osteopata formado pela escola de osteopatia de madrid para melhor avaliação.
      Att. Dr. Timothy

      Excluir
  46. Bom dia. Devido a um acidente fiz diversas cirurgias abdominais. Inclusive resseccao de parte do intestino delgado. Sofro com dores abdominais por vezes intensas. Deve ser aderência intestinais. A massagem consegue desfazer estas aderências ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, a intenção da 'massagem' não é só liberar as aderencias mas tambem dar mobilidade pro intestino que é o mais importante. Por isso sugiro procurar um osteopata formado pela escola de osteopatia de madrid para uma avaliação após seu médico que o acompanha der ok da parte dele. Att. Dr. Timothy

      Excluir
  47. Bom dia DR. Fazendo uma pesquisa pra saber a respeito de dores na cirurgia depois de um certo tempo. Cheguei até VC. Fiz uma cirurgia de retirada da vesícula com corte não local. Senti dores por mais de um ano ao fazer alguns movimentos, Até aí achei normal. Mas essa do (tipo puxões) persiatiram depois de um outro anos. Fui ao médico ,do ultrassonografia. É outros exames onde no deu nada. Passou a dor é agora depois de mais de 8 anos voltou com mais intensidade como fisgadas, conforme movimento que faço.
    É normal então isso? Tem algum procedimento que passe essa dor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, desculpe a demora em responder. Na pratica isso pode acontecer sim. Normal não é, pois normal seria não sentir nada. Sugiro procurar um Osteopata de preferencia formado pela Escola de Osteopatia de Madrid para uma melhor avaliação. Se precisar de alguma indicação é só me falar a cidade em que reside. Att. Dr. Timothy

      Excluir
  48. Ola Dr. Tive meu segundo filho por cesariana devido a um parto de emergencia. No primeiro ano sentia dores qdo o tempo mudava. Depois passei a sentir uma dor insuportavel na virilha qdo me virava na cama. A sensaçao de estar sendo rasgada por dentro. Isso ocorria ocasionalmente e sempre me policiava pra nao fazer movimentos bruscos. Fiz um ultrasson de abdomen que deu normal ha dois anos. Agora sinto dores qdo tusso, me sento e levanto rapido e a cicatriz passou a doer constantemente. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, se após avaliação medica der tudo normal, sugiro procurar um osteopata para melhor avaliação. De preferencia a profissionais formados pela Escola de Osteopatia de Madrid. Se precisar de referencias só pedir. Att. Dr. Timothy

      Excluir
  49. Olá
    Poderia me indicar um osteopata próximo a Canela RS

    Grata
    Janete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,

      Osteopata em Gramado - Roberto (54) 84143098
      Osteopata em Caxias - Guilherme (54) 91668619

      Att. Dr. Timothy

      Excluir
  50. Olá doutor fiz cirurgia aberta da vesícula faz 12 dias, sinto um pouco de ardume na área do corte e a barriga está bem dura,também sinto dor perto do umbigo,gostaria de saber se é normal esses tipos de sintomas, desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,

      Normal não é, mas é compreensivel dores nas regioes onde citou. Sugiro procurar um osteopata de preferencia formado pela Escola de Osteopatia de Madrid. Se precisar de indicações estou a disposição.

      Att. Dr. Timothy

      Excluir
  51. Olá! Bom dia! Meu nome é Sirneila, resido em Fortaleza-Centro. Faz 4 dias que estou sentindo uma dor única e extensa semelhante a uma agulhada profunda no lado direito da cicatriz da cesariana realizada há 2 anos e 4 meses. A dor não é frequentemente. Duas vezes no dia. Fico procurando com a polpa dos dedos e não encontro ao certo o foco da dor. Agora cedo deu uma pontada e fiquei procurando em movimento circulares e chegou a doer... mas não sei ao certo se é bem em cima da cicatriz da cirurgia. Estou enviando essa mensagem porque gostaria de saber se tem alguma coisa haver e/ou como devo proceder. Quais exames seria mais indicado eu realizar? Detalhe: Quando vem a dor fecho os olhos até passar, é uma experiência nunca vivida. Estou preocupada.
    Agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
  52. Boa noite,

    Voce ja passou no médico pra ver isso?!Se clinicamente estiver tudo ok, sugiro procurar um osteopata formado pela Escola de Osteopatia de Madrid para melhor avaliação. Se precisar de indicação estou a disposição. Att. Dr. Timothy

    ResponderExcluir
  53. Boa tarde doutor,

    Fiz uma cesárea faz 30 dias, mas não tive quem me ajude, sendo assim fiz de tudo dentro de casa sozinha. Lavar, cozinhar e limpar.
    Agora estou com muita dor na parte de cima e baixo da cicatriz e minha casa tem escada. Tenho que subir e descer para ir na lavanderia.
    Estou com medo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, sugiro passar no médico para melhor avalia-la quanto a cicatriz. O médico vai avaliar pra ver se nao abriu os pontos internamente, se tem alguma alteração que ele mesmo pode corrigir, etc. Mas se ele disser que esta tudo certo com a cicatriz e voce ainda tiver sentindo dores, sugiro procurar um osteopata para melhor avalia la. De preferencia Osteopata formado pela Escola de Osteopatia de Madrid. Se precisar de indicaçoes estou a disposiçao. Att. Dr. Timothy

      Excluir
    2. Boa tarde.
      Irei marcar uma consulta com o meu médico, mas gostaria de uma indicação. Moro em São Paulo.
      Obrigado.

      Excluir
    3. Boa noite, eu tenho consultório próximo ao Shopping Anália Franco região do Tatuapé. Rua Pretória, 749 sala 09. Consegue chegar? Onde voce mora?

      Excluir
  54. Olá Dr.

    Procurando sobre dores em cicatrizes, achei seu blog. Há quase 3 anos, fiz uma abdominoplastia e mamoplastia em T. Desde então, minha vida mudou. Passei a ter desconfirtos estomacais devido a pressao da plicatura dos musculos sobre o estômago, e sinto dores abaixo da pele e em alguns musculos de todo o abdomen. Vivo em emergencias, faço tomografias, ultrassons e nunca aparece nada. Já fui em gastro, procto pra ver se estava relacionada a algum orgão mais profundo e nada tbm. Lendo seu post, vejo q pode estar relacionada as inumeras cicatrizes q tenho (antes da plástica, já tinha realizado duas cesáreas). Vc atende em SP ou tem algum profissional pra indicar? Sonho em me ver livre dessas dores e voltar a vida normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, eu tenho consultório próximo ao Shopping Anália Franco (região do Tatuapé). Endereço Rua Pretoria, 749 sala 09. Consegue chegar? qual bairro voce mora?

      Excluir
  55. Dr.fiz a retirada de vesícula aberta a 8 anos e sinto dores encima da cicatriz,minha barriga fica inchada ,cria um tipo nó aonde se encontra a cicatriz ,doe e arde.O que fazer? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Sugiro a principio procurar o médico responsavel pelo caso para reavaliaçao. Caso esteja tudo certo com os procedimentos realizado sugiro procurar um Osteopata, de preferencia formado pela Escola de Osteopatia de Madrid para melhor avaliação cicatricial.

      Excluir
  56. Um amigo fez uma apendicite e sente uma ardência na cicatriz, faz apenas dois dias da cirurgia, é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro passar em retorno no médico que o acompanha. Caso esteja tudo certo com o procedimento realizado, procure um osteopata para melhor avaliação, de preferencias aos osteopatas formado pela Escola de Osteopatia de Madrid.

      Excluir
  57. Bom dia, Dr. Timothy
    Fiz uma abdominoplastia em junho, faz 55 dias, a médica disse que a minha cicatriz está colada e tenho que fazer massagens e repuxar a cicatriz para ela descolar. Não dói, só quando estou repuxando. Tem alguma outra coisa que posso fazer para ajudar? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, desculpe a demora. Bom o importante e a cicatriz estar solta. Não sei se o jeito que esta fazendo é o mais indicado, mas o caminho é esse. Para melhor orientação sugiro procurar um osteopata formado pela escola de osteopatia de madrid.

      Excluir
  58. Fiz uma cirurgia de luxação patelar ,fiquei com a perna imobilizada 45 dias .agora estou começando a fazer fisioterapia mais sinto na cicatriz quando tento dobrar a perna um tipo de ardência ou a sensibilidade de está abrindo o corte é normal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, isso pode acontecer sim, devido a aderencia cicatricial. Quando a cicatriz estiver solta esses sintomas tendem a desaparecer.

      Excluir
  59. Boa noite Dr. Timothy,

    Levei um murro na boca e cortou a lateral da boca ate fora no lábio. A pancada também abriu a parte logo acima do lábio, na região do buço, o mesmo corte de dentro transfixou com esse de fora. Os pontos foram todos internos, para evitar a cicatriz fora. Já tirei os pontos, tem 15 dias. Estou preocupada pq na parte do lábio ficou um "calombinho", como se fosse um nódulo e a parte da cicatriz de fora ficou um pouco dura e e também um lugar com uma elevação como se fosse um nódulo. Além disso ela está repuxando, como se estivesse puxando a bochecha e até o olho, assim como a do lábio, que dá a impressão de atrapalhar a fala. O médico disse que está com uma pequena fibrose e receitou compressa de água quente e massagem com a pomada contractubex. Tenho feito há uma semana e já senti alguma diferença, mas tenho medo que fique repuxando pra sempre e com esse volume no lábio e na região do buço, que fica inclusive alto e fazendo até um linha de expressão em volta dela. Isso vai sair? Tem mais alguma coisa que possa fazer? Foi a mesma indicação tanto do cirurgião buco-maxilo que deu os pontos e da cirurgiã plástica que consultei. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, desculpa a demora em responder.
      Se voce conseguir fazer soltar a cicatriz, os sintomas tendem a desaparecer. Trações e mobilizações com a força e sentido adequado, tende a soltar em a cicatriz. Att. Timothy

      Excluir
  60. Bom dia Dr. Eu fiz uma cesariana a 4 anos. E comecei a ir ao ginásio agora...e depois de 2 meses de cardio comecei a fazer musculação. Durante o treino senti picadas na zona da cicatriz mas mesmo assim insisti e já passou uma semana e sinto muita dor na zona baixa do abdômen e na lombar. Isso é normal acontecer? Vai passar por si só ou necessita de alguma intervenção médica. Obrigada. Sonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, desculpa a demora em responder.
      Isso pode acontecer se houver restriçao de mobilidade na região da cicatriz. Este sintoma dificilmente passara em alguma intervenção, mas nao necessariamente seria o medico o profissional que saiba trabalhar da melhor forma. Procure um Osteopata formado pela Escola de Osteopatia de Madrid, que com certeza conseguira te ajudar. Att. Timothy

      Excluir
    2. Fiz uma cirurgia d vesícula a 3 meses estou com tipo caroço bem duro em uma parte da cicatriz q doi tipo agulhadas, pontadas q não me deixam dormir esses são os sintomas d uma fibrose cicatricial pois esse é o laudo da ultrassonografia, moro no RJ qual profissional procurar para resolver esse problema. Obg

      Excluir
    3. Boa tarde, desculpe a demora em responder. Se com o medico especialista esta tudo ok, sugiro procurar um Osteopata formado na Escola de Osteopatia de Madrid. Se precisar de indicação no RJ só me falar cidade ou bairro que passo os profissionais mais perto de voce. Att. Timothy

      Excluir
  61. Bom dia Dr! Queria apenas uma opinião sua a respeito de uma dor que comecei a sentir. Fiz cirurgia da mama (retirada de nódulos e coloquei silicone) a cerca de 2 anos. De um ano pra ca, muito raramente sentia uma dor discreta na cicatriz da mama direita quanto levantava o seio, como se tivesse abrindo a cicatriz, mas era muito discreto e nunca foi constatado nada pelo ultrassom (As próteses estavam em perfeito estado). Mas de um mês pra ca as dores aumentaram muito (tive um "acidente de percurso" em que puxei sem querer a mama com força para cima. Quando levanto a mama direita parece que está abrindo a cicatriz. A pele não está enrijecida nem mudou de cor, mas doi muito. A sensação é que é por dentro... Como moro no interior do Goias, só consegui um mastologista para avaliar a mama no final do mês, mas nem sei se esse especialista é o indicado... A mama em si não mudou de forma e não está dura por isso não estou tão preocupada com a capsula da prótese, mas a cicatriz... até para secar a mama doi... Poderia ser aderência talvez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sim provavelmente a região da cicatriz é causadora desses sintomas. Sugiro passar com o mastologista e caso esteja tudo ok com a cirurgia, sugiro procurar um osteopata formado pela Escola de Osteopatia de Madrid. Att. Timothy

      Excluir
  62. Boa noite! Sinto dores onde foi feito o corte da cesariana( por dentro) e coceira, já estou com 3 anos de cirurgia. Se eu pegar peso ou me movimentar bastante durante o dia, quando chega a noite estou com muita dor. É normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, normal, normal nao é. Mas isso pode acontecer pela fibrose na hora da cicatrização. Para resolver o seu problema sugiro procurar um Osteopata formado pela Escola de Osteopatia de Madrid. Att. Timothy

      Excluir
  63. Fiz uma cesariana tem 40 dias e sinto ardência na cicatriz principalmente do lá direito o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, se os pontos ja estao bem cicatrizados voce pode fazer uma massagem na cicatriz pra soltar a fibrose. isso ja pode ajudar nos sintomas. Manipulações maisprofundas sugiro procurar um osteopata formado pela Escola de Osteopatia de Madrid.

      Excluir
  64. Boa tarde doutor, faz 6 anos q fiz cesariana e ate hoje de vez enquando eu sinto minha cicatriz incomodar e doer um pouco, mais so sinto isso do lado direito da cicatriz. Na epoca meu ponto desse lado inframou. Sera q tem algo a ver? E normal sentir isso? A dor nao e insuportavel, na verdade e como se ainda tivesse o ponto desse lado, so fico preocupada de ser algo mais serio. Preciso me preocupar ou e algo q posso conviver sem precisar me preocupar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, a cicatriz pode gerar esses sintomas sim. Normal, normal nao é. O normal é nao sentir nada. Pode ser pela inflamação da cicatriz sim. Para ter certeza se é ou nao algo serio sugiro procurar o medico ou um osteopata formado pela escola de osteopatia de madrid para uma melhor avaliação.

      Excluir
  65. Dr primeiramente me chamou atenção aqui foi a sua responsabilidade em responder prontamente .coisa difícil de se ver..
    Mas gostaria de saber se aderências causam dores..fiz uma cirurgia vídeo retirada da vesícula e sinto dores até hoje no local da visicula..
    Pode ser por causa da aderencia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, tento responder o mais rapido possivel as perguntas mas nem sempre consigo, mas obrigado pelo elogio.
      As aderencias podem sim gerar dores, mas no seu caso por causa da cirurgia tambem pode ter ocorrido alguma disfunção visceral, por exemplo diminuição de movimento do figado, ou qualquer outra viscera na região. Mas nao precisa ficar preocupada a disfunção pode ser apenas de mobilidade. Mas pra ter certeza sugiro procurar um osteopata formado pela escola de osteopatia de madrid

      Excluir
  66. Boa Doutor,
    Gostaria muito de uma opinião sua, pois os médicos que já procurei de pouco me valeram. Fiz uma cirurgia de retirada do rim esquerdo tem 1 ano e 3 meses...sempre senti dores, e agora esta parecendo que jogaram foi pimenta , uma dor nas costas que não estou aguentando. Vou voltar ao meu médico, porém ele sempre diz que é normal....pelo que eu li em seus artigos , dores não são normais....o que poderia ser por favor me ajude. Moro em Goiania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, dores nao sao normais. Podemos entender o porque dessa dor pela retirada do Rim, mas nao é normal. Existe tratamento para isso. Sugiro procurar um Osteopata formado pela Escola de OSteopatia de Madrid. Se precisar de indicação só pedir. Att. Dr. Timothy

      Excluir
  67. Boa noite, preciso muito da sua ajuda com a indicação de um profissional em Brasília que possa identificar se meu problema está relacionado com a cicatriz de algumas da cirurgias que fiz. Há dois meses e meio tenho dores na lombar que estão limitando meus movimentos, deixei de fazer atividades, pois não consigo levantar peso. Já fiz tomografia com contraste, ressonancia e cintilografia. Os exames estão todos normais e as medicações não fazem efeito. Tem algum bom profissional em Brasília que posso me indicar?? Obrigada

    ResponderExcluir
  68. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde, desculpe a demora em responder. Sugiro procurar um medico especialista. Não consigo te dar outras sugestoes devido a escasses de informaçoes sobre seu caso.

      Excluir
  69. Boa noite dr, eu fiz uma cesariana a 6 meses e de um tempo pra cá, venho sentido dores fortes na parte direita da lombar descendo pra virilha, fiz vários exames,pra saber o motivo dessas dores, todos deram normais, exceto um trans, deu cisto no ovário direito. Essas dores será por causa da cesariana ou tem a vê do cisto?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, pode ser pelos 2 motivos. Sugiro procurar um osteopata formado pela escola de osteopatia de madrid para melhor avaliação.

      Excluir
  70. Bom dia. Fiz minha cirurgia há um amo de mama e fiquei com queloide. Agora, estou sentindo uma pontadas perto da cicatriz é como estivesse inflamado. Isso só em um lado. Será que é a cicatriz? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, desculpe a demora em responder. Acredito que seja da cicatriz, mas sugiro procurar o medico responsavel para melhor avaliação. caso esteja tudo ok com a cirurgia provavelmente o problema é da cicatriz. Att. Dr. Timothy

      Excluir
    2. Boa noite, desculpe a demora em responder. Acredito que seja da cicatriz, mas sugiro procurar o medico responsavel para melhor avaliação. caso esteja tudo ok com a cirurgia provavelmente o problema é da cicatriz. Att. Dr. Timothy

      Excluir
  71. Olá doutor. Boa tarde. Fiz uma cesariana e sinto muitas dores quando estou deitada, como se estivesse repuxando por dentro. US deu normal e abd total também. O médico suspeita de aderência mas não me dá uma solução. Gostaria de uma sugestão para tratamento sem ter q realizar outra cirurgia. Desde já agradeço a atenção. Melinda. SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, desculpe a demora em responder. Bom, sugiro procurar um osteopata formado pela Escola de Osteopatia de Madrid para uma melhora avaliação. Ele (a) saberá como proceder. Qual lugar de SP voce é? Estou no Tatuapé, próximo ao metro, se para voce for dificil chegar eu posso indicar outro proximo de voce. Att. Dr. Timothy

      Excluir
  72. Bom dia, Dr.
    Tenho 22 anos e já fui submetida à duas cesarianas. Estou sentindo forte queimação na região da cicatriz. O que pode ser? É comum? Minha última cesariana foi realizada à 15 dias atrás.
    Desde já agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, pode ser que essa queimação seja por causa da cicatriz. sugiro procurar o medico responsavel e caso esteja tudo ok quanto a cesarea, sugiro procurar um osteopata formado pela Escola de Osteopatia de Madrid para melhora avaliação. Se precisar de indicação só me falar cidade, bairro, que indico um osteopata mais proximo. Att. dr. Timothy

      Excluir
  73. DR.Timothy Hasegawa fiz Cesária ha um ano e cinco meses, mais comecei ha sentir dores e desconfortos no pente depois da menstruação e as vesez até duas antes da mesma e também comecei ha sentir as fisgadas no lado direito do abdômen perto da cesariana,ñ é uma dor que me faz gritar ou chorar mais me encomoda as vzs o que pode ser ?será que é grave? ..me responda por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, desculpe a demora em responder, final de ano foi muito corrido. Bom sugiro procurar um osteopata formado pela Escola de Osteopatia de Madrid. se precisar de indicação estou a disposição.

      Excluir
  74. Olá dr, boa noite!
    Desde minha segunda cesariana, a dois anos, sinto fisgadas do lado esquerdo um pouco acima do corte, e que irradiam até metade da coxa, ja fiz vários exames e nunca deu em nada. Encontrei seu blog pesquisando se a dor poderia ser da cicatriz, e me interessei muito. Sou de Curitiba e gostaria de saber qual especialista procuro, fisioterapeuta ou osteopata? Ou se conhece algum profissional para indicar.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, sugiro procurar um osteopata. Em curitiba conheço alguns Osteopatas Dr. Paulo Dobruski, Dr. Felipe Pellenz e Elcimar Reis.

      Excluir
  75. Bom dia. Passei por três cesária , a última foi a 1 e 9 meses. Tenho sentido um incômodo do lado direito dá cirurgia principalmente quando a pele estica sendo que tb dá pra sentir um nódulo duro quando aoerta. Será que a osteopatia pode me ajudar ? Kelly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, acredito que sim. Sugiro que procure um osteopata formado pela Escola de Osteopatia de Madrid. se precisar de alguma indicação só pedir.

      Excluir
  76. Boa tarde, Dr.
    Meu nome é Henrique, tenho 18 anos e a uns 3 anos fiz uma cirurgia de apendicite, devido a complicações o corte foi bem grande, cerca de 15 centímetros na vertical, no meio do abdômen passando pelo umbigo. De tempos em tempos venho sentindo dores muito fortes na região, já fiz exames mas os médicos não sabem dizer o motivo da dor. Pode ter a ver com a cicatriz? Agradeço a atenção e aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, acredito que seja a cicatriz que esteja gerando todos esses sintomas. Sugiro que procure um osteopata formado pela escola de osteopatia de madrid. Se precisar de indicação posso indicar alguem mais proximo de voce.

      Excluir
  77. Ola
    Fiz cirurgia de retirada da apendice com secrecao a 20 dias , ha 9 dias retirei os pontos, o problema e q nao cosigo me esticar, fico o tempo inteiro arcada para nao esticar minha cicatriz, o que devo fazer?
    Atenciosamente
    Thaisa, Mafra SC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, acredito que depois de 20 dias o corte ja esteja cicatrizado, esticar o corpo, andar com ele ereto nao vai abrir o corte, entao pode ficar tranquila. a nao ser que tenha algum problema mais serio. Mas se fez apenas cirurgia pra apendicite não tera problema algum em andar ereta. Se tiver com medo e estiver esticando muito a cicatriz sugiro procurar o medico responsavel para melhor avaliação, caso esteja tudo ok com a cirurgia, sugiro procurar um osteopata formado pela escola de Osteopatia de madrid. Caso precise de alguma indicação posso indicar alguem mais proximo de voce.

      Excluir
  78. Oi , estou desesperada , a 1 ano passei por uma cesárea , depois de oito dias tirei os pontos só que ficaram 3 a enfermeira falou que não tinha problema e que iria sair , mais ate agora nada , estou com medo sera que eles saem sozinhos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, as vezes os pontos caem sozinhos, mas ja faz um ano, sugiro passar na farmacia pra tirar os pontos que ainda restam.

      Excluir
  79. Oi mi deparei com esse blogs sobre esse assunto é há meses estava procurando uma solução para meu problema,,há 3 anos passei por uma abdominoplastia depois de 3 cesariana ,é há um ano vem sentindo dores insuportáveis dentro das cicatriz acompanhada de uma queimação e fisgadas sem fim ,,fiz um ultrasom abdominal o médico só mi informou não ter visto muita coisa há não ser uma coisa tipo um coágulo dentro do corte ,,não entendi muito tomei uns antiinflamatório e passou por um mês enteiro mas agora está de volta ainda pior .O que devo fazer ..?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro procurar um osteopata formado pela escola de osteopatia de madrid.

      Excluir
  80. Olá pessoal a um tempinho fiz um comentário em outro blog do doutor, mas entrei aqui e vi que tem muitas mulheres como eu passaram por uma cesariana que sentem dores, vou contar minha experiência para vcs, a 1 ano e 2 meses passei p uma cirurgia cesariana e desde então só passei a sentir dores em td que fazia, nao só a cirurgia doia como a lombar e cabeça tbm, passei com vários ginecologistas e nenhum resolvia meu problema, foi então q de tanto procurar uma alternativa que me ajudasse achei a osteopatia foi pesquisar nos comentários e me interessei, fui ao consultório desse grande profissional doutor Timothy que con sua atenção e dedicação sai sem dores nao sentia mais nada, claro precisei de mais duas sessões que como meu caso estava com muita fibrose precisei de mais q uma, mas digo a vcs valeu muito a pena sai de la muito feliz sorria a toa de ter me livrado daquela dor horrível, e digo novamente vamos parar de viver a base de remédios só aumentando dosagem e nao vemos resultado esperado, experimente a osteopatia vamos valorizar o natural...abraço a tds

    ResponderExcluir
  81. Doutor a um ano passei por três cirurgias devido a uma perfuração quando fazia um exame de coloscopia. Hj estou com uma bolsa de colostomia. Sinto dores nos braços, ombros nas costas e na região abdominal. Essas dores abdominais são na parte externa da barriga . Não aquento mais tantas dores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro procurar um osteopata formado pela escola de osteopatia de madrid. se precisar de indicação só me pedir. att. Dr. Timothy

      Excluir
  82. Boa Noite, DR!!!
    Fiz uma cesárea e laqueadura no HC em 22/01/2017... Tive algumas complicações na cirurgia... Aderência, hemorragia, e uma lesão na bexiga. Fiquei com Sonda 1 semana após a alta.
    Já tirei os pontos, mas sinto dores fortes na lombar do lado direito, na barriga, ardência na cicatriz, qdo tento por a cinta volto a sangrar muito e uma dor qdo vou urinar... Fiz a uro e não deu infecção...
    Tô cansada... De todos falarem q é normal... Tenho dores, tenho q cuidar da bebê e me sinto exausta com essas dores��
    O q o DR, poderia me orientar?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sugiro procurar um osteopata formado pela escola de osteopatia de madrid para melhor avaliação. Se precisar de indicação de um profissional proximo a voce é só pedir. Att. Dr. Timothy

      Excluir
  83. Cicatrizes na coxa pode doer com a prática de musculação? Existe alguma relação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode acontecer devido as aderencias cicatriciais. Att. Dr. Timothy

      Excluir
  84. Olá doutor.. fazendo uma pesquisa na Google achei seu blog..
    Preciso de ajuda.. vai fazer 3 anos em abril que tive uma gravidez ectópica rota tive que fazer uma Cesária com urgência pois a trompa direita estourou tive sangramento no abdômen..
    Enfim após a cirurgia comecei a sentir dores na barriga quando fazia xixi sentia dores parecia que era na bexiga... mas já passei por vários médicos fiz até biópsia dá bexiga.. fiz várias ultrassom uretocistografia,
    Tomografia abdômen superior colonoscopia... etc e não acha nada
    Histerossalpingografia...
    E nada.. não sou mulher de passar um pano em casa que sinto dores..
    Agora nos últimos dias comecei a fazer academia fui fazer abdominal.. não aguentei de dores na barriga.. fiz uma outra ultrassom em cima da cicatriz pra ver talvez tinha formado alguma hérnia ali mas nada de Novo..
    Já estou cansada sem saber o que fazer queria tentar engravidar dê Novo mas tenho medo pois não acho a causa das dores..
    Qual a opinião do Senhor quanto à isso?
    Desde ja obrigada pela atenção abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ja procurou os medicos e não conseguem uma solução para o seu caso, sugiro procurar um osteopata formado pela escola de osteopatia de madrid para uma melhor avaliação. se precisar de indicação proximo a voce só pedir. Att. Dr. Timothy

      Excluir
  85. Ta obrigada pela atenção Dr..!! Abraços

    ResponderExcluir
  86. olá,depois de uma queda de moto parti um pé HA 15 ANOS, e após todos estes anos, tenho o pé um pouco inchado perto da cicatriz e tenho muitas dores,porque será? obrigado e cumprimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro procurar o médico responsável. Caso esteja tudo ok, procure um Osteopata de preferência formado pela escola de osteopatia de Madrid. Caso precise de indicações só pedir, Att, Dr. Timothy

      Excluir
  87. Antonio Benedito Ribeiro Pires25 de fevereiro de 2017 às 10:36

    Dr.Timothy Hasegawa, achei super interessante os comentários, mas oque eu pesquisei não achei quase nada, sobre cirurgia cardiaca, fiz a cirurgia cardiaca a dois meses, atras da cicatriz e boa parte do lado esquerdo do peito sinto como está tudo duro por de baixo da pele, entre a pele e a costela, e me incomoda muito, não sinto dor, mas o local tem um dureiro que repuxa logo acima do estomago do lado esquerdo é o pior local, é da cicatriz até uns 15 cm do lado esquerdo e sobe para o peito diminuindo o tamanho desse dureiro que sinto por dentro, o médico do Instituto do Coração em SP onde fiz a cirurgia, em retorno de rotina, me falou que é coisa da minha cabeça, mas conversei com outros profissionais e me falaram que isso é normal e com o tempo isso vai sumir, estou preocupado, para deitar é pior, para levantar pior ainda, se eu deitar de lado eu acordo duro sensação de tudo duro no peito e para levantar chega a doer, tenho que apoiar com um dos cotovelos e com a outra mão apoiar na cama para poder levantar, essa sensação de dureiro eu sinto o tempo todo somente esqueço quando estou dormindo, e durmo mal acordo muitas vezes a noite, pode me ajudar? Agradeço muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que seja um aumento de tensão no mediastino. Sugiro procurar um Osteopata para melhor avaliação. Se precisar de indicação só pedir, Att. Dr. Timothy

      Excluir
  88. Boa noite Dr. Meu esposo teve um corte no braço fundo de facão mesmo depois de cicatrizado ele reclamar de um formigamento com agulhadas estou muito preocupada. O corte cicatrizado pode levar alguma pessoa a obto? Me ajude Dr Por favor 😢

    ResponderExcluir
  89. Boa noite Dr. Meu esposo teve um corte no braço fundo de facão no ano passado. Cicatrizou por fora. MAS DOUTOR ELE ESTÁ RECLAMANDO DE QUE FICA FORMIGANDO E AGORA PIOROU SÃO AGULHADAS OS SINTOMAS. DOUTOR POR FAVOR ME AJUDE. GOSTARIA DE SABER SE ESTÁ SITUAÇÃO PODE LEVAR ALGUÉM A OBTO.😢 O QUE DEVO FAZER???? OBRIGADA
    THYARA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro procurar um médico responsável descartando qualquer tipo problema por exemplo tétano. Se após passar com o médico e na área dele estiver tudo ok, sugiro procurar um Osteopata formado pela escola de osteopatia de Madrid.

      Excluir
  90. Dr. Timothy. Após 30 anos da 4a. Cesariana venho sentindo coceira em alguma parte da cicatriz, que sangra quando coço. Passo nebacetin, sara, mas depois de um tempo voltam os sintomas. Agradeço por qualquer orientação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro procurar um medico responsável (dermatologista) para observar essas coceiras.

      Excluir
  91. Dr. Timothy tive dois partos Cesário, depois desse segundo que já fazem 6 anos passei a sentir dores ardência e sinto que no lado direito como se fosse caroço que inflama antes e durante o período menstrual. Fiz uma vez uma transvaginal e uma ultrassom pélvica e o Doutor mim falou que eu estava com uma rruptua e é cirúrgico. O senhor poderia mim explicar melhor? Sintos dores insuportáveis há uns 2 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, desculpa mas só o médico responsavel pode lhe explicar o que é e porque. Não sei onde esta localizado a ruptura entao nao tenho como ajudar. Att. Dr. Timothy

      Excluir
  92. Boa tarde. Tenho 21 anos e sou laqueada desde os 18, tenho 4 filhose. E faz 15 dias que estou com dor nos pontos da cesárea. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser a cicatriz. Nas quatro gestações anteriores foi feito cesárea? Se for deve existir bastante fibrose é isso pode levar as dores.

      Excluir
  93. Três anos após minha cesariana senti uma dor do lado esquerdo acima da cicatriz e senti um caroço (tipo hérnia). Senti em janeiro, passou e esqueci. Em fevereiro voltou novamente, doendo mais e maior o caroço. Fui numa emergência e a médica disse que era uma inflamação interna dos pontos da cesárea. Questionei isso só acontecer três anos depois e informei que meus pontos nunca inflamaram antes, tinha tido um ótimo pós operatório, mostrei também meus exames de chekap feitos em novembro mostrando tudo normal (fiz um chekap porque meu marido e eu queremos ter outro filho e fui ver se estava tudo ok antes de parar de evitar)... a médica disse que não era nada demais, que o caroço só estava aumentando porquestra eu estava mexendo, e que se eu fizesse nova cesariana a médica tiraria o ponto inflamado... os dias passaram a dor diminuiu, parei de mexer e esqueci... até que esse mês voltou e observei novo dado... as dores aumentam e incomodam mais no período imediato pós menstruação. Problemas na cicatriz da cesaria podem ter haver com a menstruação? E só começar três anos depois da cirurgia? Que exames devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sugiro procurar um médico que peca pelo menos um exame de imagem pra ter melhores informações quanto ao caroço. Quanto à pergunta sobre as dores aparecerem durante a menstruação pode sim acontecer. Até mesmo pela cicatriz que pode aderir útero a tecidos mais superficiais e isso gerar dores. Sugiro primeiro fazer um exame de imagem pra descartar outros problemas e depois procurar um Osteopata formado pela escola de osteopatia de Madrid.

      Excluir
  94. Olá!Dr:Timothy Hasegawa tenho uma filha de 2 anos e nesse período sinto muita dor na minha cicatriz cesariana, pode ser algo mais grave, devo me preocupar ou não ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,não tem como afirmar que não é nada grave, só passando em consulta com seu médico. Se por acaso estiver tudo ok na avaliação dele sugiro passar com um osteopata formado pela escola de osteopatia de Madrid para uma melhora avaliação.

      Excluir
  95. Ola fiz uma cirurgia convencional da visicula a 20 dias.estou com problemas em ficar com meu corpo ereto.sinto uma pressao no abdomem como sr algo estivece me prendendo na cicatriz.o que devo fazer?isso passa ou precisa de tratamento.obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, se a cirurgia foi por corte provavelmente é a cicatriz que está prendendo mesmo. Não tem como saber se a cicatriz vai se soltar sozinha ou não. Caso tenha interesse em fazer tratamento, então sugiro procurar um Osteopata formado pela escola de osteopatia de Madrid.

      Excluir
  96. Boa noite Dr tenho uma cicatriz na cabeça, já tem uns vinte oito anos que um armário caiu na minha cabeça,de uns tempos pra cá venho sentindo muita dor no local e estou tendo febre de 37.7e e normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, desculpa a demora em responder. Febre não é normal, sugiro procurar um médico pra descartar possíveis infecções. Caso esteja tudo ok, sugiro procurar um Osteopata formado pela escola de osteopatia de Madrid.

      Excluir
  97. Bom dia Dr,
    Estou muito desesperada,Meu filho fez uma colostomia aos 3 dias de vida,Com 1 ano fechou a colostomia,e ao longo desses anos ele sentia repuxar,Mas achava que era normal ele crescer e a pela esticar,não acreditei que fosse agravar,e de 1 mês pra cá a queixa é frequente e começou a se rasgar a pele e ele está chorando frequentemente! O que pode ser feito? A cicatriz praticamente foi com a pele toda emendada e nem foi retirado o excesso da Pelé,acertado,não sei dizer, Mas está visivelmente mal feita,sem se preocupar que isso aconteceria,pena não poder leva-lo para o senhor avalia-lo.atualmente ele mora em Aracaju! Me ajude Dr!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro procurar um médico para avaliar a cicatriz, caso seja necessário refazer a cicatriz soltando as aderências e/ou procurar um Osteopata formado pela escola de Osteopatia de Madrid. Mesmo se for necessário refazer a cicatriz sugiro depois passar com o Osteopata.. Em Aracaju procure a Osteopata Dra. Ana Selene tel: 3044-0115

      Excluir
  98. Bom dia Doutor.Timothy! Faz 1 ano e 2 meses que ganhei meu bebê de uma cesariana, é normal sentir dores agora? Tipo no tossir, no levantar da cama! Umas dores chatinhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Ana Carolina, não é normal sentir dor depois de um ano e dois meses. Mas é possível entender o que está acontecendo pra sentir essas dores. Todo corte, há uma cicatrização e isso pode fazer com que os tecidos mais profundos (fascias) fiquem aderidos junto com a cicatriz. E com os movimentos, aumento de pressão intraabdominal pode gerar tensões sobre essas fascias, gerando essas dores. As dores vão sumir com a utilização de técnicas de liberação cicatricial.

      Excluir
  99. Olá dr.Timothy meu nome e Eliane Diz uma Cesária a 4ANOS mais comecei a fazer academia a uns 3meses e paguei muito pesado nos pesos e estou com a área da Cesária muito inchada e com muita dor será que pode ter machucado isso nunca havia acontecido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,
      Provavelmente voce tem aderencias por causa da cicatriz e com os exercicios tensionou um pouco esses tecidos e por isso voce teve esses sintomas. Soltando as aderencias cicatriciais os sintomas desaparecerão.

      Excluir
  100. Fiz uma cirurgia cardíaca há 15 meses e até hoje sinto dores no local peito. Será que é por terem cortado o meu peito e os ossos para a cirurgia? É normal ter essas dores? O senhor pode me ajudar? Ou então me indicar qual especialidade médica pode me cuidar? Obrigado. Romero de Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, é comum ter essas dores realmente pela extensão da cirurgia, mas dores em geral nao é normal, é possível tratar esses sintomas com Osteopatia. Sugiro procurar um Fisioterapeuta Osteopata formado pela escola de Osteopatia de Madrid. Se precisar de indicações preciso saber onde mora, para poder indicar um profissional mais próximo de voce.

      Excluir
  101. Boa tarde Dr. Timothy ! Eu fiz uma cirurgia ortopédica a um mês, e a cicatrização ocorreu Extremamente bem e rápida, porém de ontem pra hoje, apenas uma das incisões (que não tem mais de 10 cm) começou a doer MUITO, justamente sobre a incisão, mas não sobre toda ela, apenas no meio ... E é só com movimentos dá perna ou se encostar nem que seja de leve sobre a cicatriz. Pode ter ocorrido ruptura interna de pontos? Sinto uma dor de queimação terrível, não sei dizer se é muscular ou o que é analgésicos não resolvem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, dificil afirmar com certeza o que pode ser sem te avaliar. sugiro procurar o medico responsavel para avaliação quanto a cirurgia e caso esteja tudo ok, sugiro procurar um Fisioterapeuta Osteopata formado pela escola de Osteopatia de Madrid. Se precisar de indicações preciso saber a localidade em que mora pra eu indicar alguém mais próximo.

      Excluir
  102. BOA NOITE DR.,
    FIZ CIRURGIA POR LAPAROSCOPIA DO RIM, DEPOIS DE 7 DIAS VENHO SENTIDO UMA ARDENCIA E PUXÕES NA INCISÃP PERTO DO UMBIGO. É NORMAL? BOLSA DE AGUA QUENTE OU FRIA RESOLVE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, sugiro passar com o medico responsavel para melhor avaliação da cirurgia, e se estiver tudo em ordem procurar um Fisioterapeuta Osteopata formado pela escola de OSteopatia de Madrid, se precisa de indicação só pedir.
      Agora quanto as suas respostas sim, pode acontecer de aparecer esses sintomas devido a cirurgia. agora quanto a bolsa de agua quente ou fria, só testando. Mas pra resolver o caso talvez precise de manipulações.

      Excluir
  103. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  104. Boa noite,Dr Timothy.

    Meu nome é Nathalia, há três meses fiz lipoaspiração e mamoplastia redutora, agora as cicatrizes das mamas estão coçando absurdamente e a baixo da cicatriz comecei a sentir umas dores como se eu tivesse batido em algum lugar isso é normal? Tem algum procedimento que eu possa fazer pra amenizar a coceira e as dores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, desculpa a demora em responder.
      Sugiro procurar o médico responsável pra ver s a cirurgia esta tudo ok. Se estiver sugiro procurar um fisioterapeuta osteopata para melhor avaliação.

      Excluir
  105. Boa Tarde DR.
    Fiz uma cesárea a quatro anos e meio e estou com um caroço e sinto dor e ardência. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sugiro procurar o medico responsavel para avaliar se esta tudo ok, e se estiver sugiro procurar um fisioterapeuta osteopata de preferencia formado pela Escola de Osteopatia de Madrid para uma avaliação.

      Excluir
  106. Doutor boa noite,meu nome é nayane e gostaria de saber se o senhor pode me ajudar. A mais menos dois anos sofro com dor na região esquerda do pé da barriga onde fica a cicatriz cesariana com pontadas,queimaçao,dor que vai para as costas e tudo que faço sinto dor,nao guento usar nada apertado,e depois de uma cirurgia de hernia inguinal só piorou,são vários diagnóstico sem melhora. O que será que tá acontecendo?
    Tive complicação no pos operatório da cesariana e da cirurgia de hernia, e fiz uma vídeolaparoscopia a 7 dias pra ver se tinha endometriose por causa da dor e só acharam aderências nas trompas e cisto de parede abdominal, mais o dr que me operou falou que tudo indica que essas dores todas foi pq afetou o nervo será que foi isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, como ja passou em diversos médicos e ninguem resolveu seu problema, sugiro procurar um Fisioterapeuta Osteopata formado pela Escola de Osteopatia de Madrid pra te avaliar melhor, tanto a cicatriz como a parte visceral. Se precisar de indicações estou a disposição. Acredito que essas aderencias são os responsáveis por todos esses sintomas.

      Excluir
  107. Bom dia Doutor. O meu nome é Manuela. fiz uma cirugia á vizicula e laquiação tropas à 17 anos.Levei mais ou menos 30 pontos. Desde à algum tempo para cá tenho sentido dores horrivéis no ombro direito e pescoço,parecem facas a espetarem.Consultei 0 médico e diz me que são espasmos musculares. Fui a um terapeuta por munha conta e fiquei espantada quando me disse que toda a minha dor talvez venha da minha cicatriz.Vou começar a tratar a cicatriz para ver se dá resultado. Quando coloco kinesio ando muito melhor.Gostaria de ouvir a sua opinião à cerca disto.Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, desculpa a demora em responder. Realmente a dor em ombro direito pode ser sim devido à cicatriz da sua cirurgia de vesícula biliar. Boa sorte no tratamento.

      Excluir
  108. Ola doutor . fiz uma cirurgia tem 1 mês , retirada do ovário direito...e venho sentindo pontas abaixo e do lado do umbigo "n é direto" ...e comecei a sentir dor hj do lado esquerdo ao lado da cicatriz ... É normal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, normal não é, mas é comum cicatrizes gerar dores, pontadas e fisgadas em cicatriz ou em outras regiões do corpo.

      Excluir
  109. Ola Dr Timothy, dei uma lida no artigo e nos comentários acho que você pode me dizer o que possa esta acontecendo. Ha 3 meses fiz a cirurgia da vesicula por videolaparoscopia e a tres dias o corte que tem na parte do estomago da umas pontadas que doem e é como se estivessem queimando, vem e passa. O que pode ser? É normal? Que tipo de Médico devo procurar?

    Fortaleza, CE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sugiro sempre procurar primeiramente o medico responsavel pela cirurgia pra reavaliar e ver se esta tudo ok. Se estiver tudo ok, sugiro procurar um osteopata formado pela escola de osteopatia de madrid. Se precisar de indicaçoes só me avisar.

      Excluir